terça-feira, 5 de março de 2013

TJ DECRETA PRISÃO DO PRESIDENTE DA COOPERATIVA DA FEIRA DOS IMPORTADOS


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decretou a prisão do presidente da Cooperativa da Feira dos Importados (Cooperfim), Damião Leite Soares, na tarde desta terça-feira (6).
Segundo o Ministério Público, Damião Leite Soares é suspeito de praticar extorsão contra os feirantes e de descumprir  ordem judicial que bloqueia os bens da Cooperfim. Até as 20h30, o presidente da cooperativa estava foragido.
O MP acusa Damião de cobrar mensalidades dos feirantes com a promessa de que eles receberiam a escritura dos espaços que utilizam na feira. O valor pago é referente ao financiamento dos  terrenos e a gastos com energia, segurança e limpeza.
O terreno foi vendido pela Terracap à cooperativa em 2008 por R$ 47 milhões divididos em 120 parcelas. Segundo a lei, a área não poderia ser dividida em lotes e vendida e, por isso, os feirantes não têm direito a receber as escrituras.
Em agosto de 2012 a promotoria denunciou 22 pessoas que fazem parte da direção da Cooperfim por formação de quadrilha e estelionato.

Nenhum comentário: