terça-feira, 19 de janeiro de 2016

1344 VAGAS NAS CRECHES

A Secretara de Educação do Distrito Federal abre nesta terça-feira (19) as inscrições para 1.344 vagas em creches públicas da capital. Pais ou responsáveis de crianças entre 6 meses e 5 anos devem procurar uma da 14 regionais de ensino até a próxima sexta (22).

Os endereços e telefones das regionais estão no site da secretaria. Para fazer as inscrições, é necessário levar CPF OU RG, comprovante de residência ou do local de trabalho e certidão de nascimento ou identidade da criança. As famílias que comprovarem baixa renda têm mais chance de conseguir uma vaga. “O pai poderá levar a declaração se a mãe é trabalhadora, se ele faz parte de algum programa do governo distrital ou federal, programa social.

Isso comprova baixa renda. Além disso, se a criança tem risco nutricional ou se ela tem medida protetiva emitida pelo conselho tutelar ou órgão da justiça”, afirma o subsecretário de Planejamento Educacional, Fabio Pereira de Souza. Não é preciso dormir na fila para conseguir a inscrição, pois o critério para obter a vaga não é ordem de chegada, mas sim “quem apresenta a documentação de forma correta", segundo Souza.

“E aquela melhor documentação, que verifica que o aluno tem necessidades maiores que o outro, vai ser contemplado.” Alunos matriculados em 2015 e que são menores de 5 anos já têm vaga garantida. As famílias das crianças que conseguirem a vaga serão informadas na primeira semana de fevereiro. As aulas começam dia 11 de fevereiro.

Déficit alto As 1.344 novas vagas disponíveis estão longe de atender a demanda. Dados da Secretaria de Educação indicam que boa parte das crianças do DF não tem onde estudar enquanto os pais trabalham. Entre 0 e 3 anos, faltam 21 mil vagas. Entre 4 e 5 anos, o déficit é de 2,7 mil. A pasta diz que pretende inaugurar mais unidades até dezembro. "A Secretaria de Educação já reduziu agora essa demanda de 4 e 5 anos em cerca de 80%, e diminuímos o déficit de 0 a 3 com inuauguração de 13 creches no ano passado. Agora, temos 8 para inaugurar neste ano.

A gente pretende diminuir essa demanda de 21 mil crianças de 0 a 3, ao longo deste ano, em cerca de 20%, diz o subsecretário Fábio de Sousa.

G1.

Nenhum comentário: