quarta-feira, 29 de abril de 2009

SENADORES ALIADOS A ARRUDA



A estratégia do presidente Lula para criar uma base petista no Congresso pode não dar certo no Distrito Federal. Analistas políticos da cidade acreditam que, caso o PT-DF sustente a candidatura de Agnelo Queiroz ao Governo do Distrito Federal, e não ao Senado como gostaria o presidente, são grandes as chances do governador José Roberto Arruda eleger dois senadores aliados.
Tradicionalmente na capital, no caso das eleições com duas vagas ao Senado, elege-se um senador de situação e um do campo da esquerda. O cenário atual para 2010 indica que uma vaga deve ir para um arrudista - seja ele o vice-governador Paulo Octávio, o presidente regional do PMDB, Tadeu Filippelli, ou até um outro democrata que conquiste a primeira vaga na chapa majoritária.
A outra vaga ficaria com o senador Cristovam Buarque (PDT), como representante da esquerda. Nesse cenário, os petistas (deputado federal Geraldo Magela, o distrital Chico Leite, ou seja qual for o nome escolhido pelo partido para a disputa) ainda aparecem com poucas chances de vitória.
O detalhe é que, hoje, Cristovam estaria mais próximo de Arruda do que do PT. Menos ainda do presidente Lula. O que então daria ao atual governador a eleição de dois senadores aliados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que o "traíra" Cristovam Buarque, não se elege. O negócio desse senhor, é estar perto de quem detem o poder, seja de qual ideologia for.
E essa dele pregar o fechamento do Congresso, foi demais.