sexta-feira, 31 de julho de 2009

PT NA MÍDIA

Por en­quan­to, as tur­bu­lên­cias po­lí­ti­cas no Dis­tri­to Fe­de­ral es­tão res­tri­tas mes­mo ao PT e sua qua­se eter­na in­de­fi­ni­ção de quem re­al­men­te vai em­pu­nhar a ban­dei­ra da es­tre­la ver­me­lha ru­mo ao Pa­lá­cio do Bu­ri­ti. Um dos no­mes é o do de­pu­ta­do fe­de­ral Ge­ral­do Ma­ge­la – o ho­mem dos mil pro­je­tos: re­la­tor do or­ça­men­to, pré-can­di­da­to ao go­ver­no do DF e, ago­ra, pre­si­den­te do di­re­tó­rio na­ci­o­nal pe­tis­ta. Lí­der da cor­ren­te mo­vi­men­to PT, uma das mais im­por­tan­tes do par­ti­do, que tem en­tre as su­as li­de­ran­ças o ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos Ar­lin­do Chi­na­glia, e a de­pu­ta­da fe­de­ral, Ma­ria do Ro­sá­rio (RS). Tu­do in­di­ca que Ma­ge­la dá mais es­ta car­ta­da pa­ra se ca­ci­far co­mo fi­el da ba­lan­ça na dis­pu­ta de apoio a Ag­ne­lo Quei­roz. Ele sa­be que, nes­ta al­tu­ra do jo­go, su­as chan­ces de ser un­gi­do can­di­da­to são mí­ni­mas e que, se ele in­sis­tir mui­to nes­ta que­da-de-bra­ço, o PT no DF ra­cha de vez. Ou­tra per­cep­ção de Ma­ge­la é a de que não ha­ve­rá in­ter­ven­ção do di­re­tó­rio na­ci­o­nal nes­ta dis­pu­ta. De­pois do epi­só­dio do Rio Gran­de do Sul, quan­do o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Tar­so Gen­ro, im­pôs sua pré-can­di­da­tu­ra ao go­ver­no, a di­re­ção na­ci­o­nal não tem co­mo in­ter­fe­rir re­gi­o­nal­men­te, prin­ci­pal­men­te em Bra­sí­lia, on­de a im­por­tân­cia es­tra­té­gi­ca do pre­si­den­te Lu­la tem pou­ca re­le­vân­cia, no pon­to de vis­ta de ali­an­ças. O que Lu­la quer mes­mo é fa­zer uma gran­de ban­ca­da no Con­gres­so. É o PMDB fa­zen­do es­co­la. Ma­ge­la se­rá can­di­da­to à re­e­lei­ção e Ag­ne­lo, un­gi­do pa­ra ir à lu­ta con­tra os opo­nen­tes. Es­te é o script can­ta­do em pro­sa e ver­sos de cor­del. Por­tan­to, es­ta “bri­ga” en­tre Ag­ne­lo e Ma­ge­la não pas­sa de jo­go de ce­na pa­ra que o par­ti­do não saia da mí­dia e que Jo­sé Ro­ber­to Ar­ru­da não rei­ne so­zi­nho e Jo­a­quim Ro­riz não fi­que po­san­do “de sal­va­dor da pá­tria”. Nes­te jo­go de Ro­riz que­ren­do pei­tar o de­pu­ta­do fe­de­ral Ta­deu Fi­lip­pel­li pa­ra ver se as­su­me o con­tro­le do PMDB lo­cal, e o de Ge­ral­do Ma­ge­la que­ren­do atro­pe­lar Chi­co Vi­gi­lan­te e Ag­ne­lo, mais pa­re­ce o per­so­na­gem de no­ve­la Sas­sá Mu­te­ma, in­ter­pre­ta­do ma­gis­tral­men­te pe­lo ator Li­ma Du­ar­te. To­dos que­ren­do sal­var o mun­do. No ca­so, o Dis­tri­to Fe­de­ral “das gar­ras do ne­o­li­be­ra­lis­mo ou, do la­do de Ro­riz, dos “que não gos­tam de po­vo”, co­mo tem di­to aos mais che­ga­dos.

Um comentário:

Harold disse...

Amigo!
Eu concordo com você que há muita encenação na política do DF. Porém não vejo um clima de novela. Parece mesmo é uma grande comédia no estilo pastelão, bem ao gosto dos Três Patetas.
Mas há uma diferença. O citado grio cômico era talentoso e genial. Comentário semelhante não pode, de nenhum modo, ser dito sobre os políticos locais.