Única obra de mobilidade urbana no Distrito Federal para a copa deveria ter ficado pronta há 23 meses: a ampliação da DF-047, via que dá acesso ao aeroporto Juscelino Kubistchek. Um empreendimento discutido há cinco anos e envolto em suspeitas de fraude, que modificaram o projeto original.
A licitação foi aberta em 2008, durante o governo de José Roberto Arruda-preso em 2010 pela Polícia Federal. Poucos dias após o início da concorrência, o ministério Público apontou inconsistências e recomendou sua interrupção. Apesar disso, a obra do então presidente celebrava a concessão de um empréstimo de 134 milhões de euros da agência Francesa de Desenvolvimento(AFD) para financiar a obra.
As disputas judiciais seguiram nos anos seguintes, interrompendo a construção mais de uma vez. Em, Abril de 2010, o MP/DF deflagrou a Operação Bagre para investigar novas suspeitas de fraudes, desta vez em relação aos projetos básicos. O episódio gerou a demissão do presidente do Metrô e outros dois diretores.
A licitação foi aberta em 2008, durante o governo de José Roberto Arruda-preso em 2010 pela Polícia Federal. Poucos dias após o início da concorrência, o ministério Público apontou inconsistências e recomendou sua interrupção. Apesar disso, a obra do então presidente celebrava a concessão de um empréstimo de 134 milhões de euros da agência Francesa de Desenvolvimento(AFD) para financiar a obra.
As disputas judiciais seguiram nos anos seguintes, interrompendo a construção mais de uma vez. Em, Abril de 2010, o MP/DF deflagrou a Operação Bagre para investigar novas suspeitas de fraudes, desta vez em relação aos projetos básicos. O episódio gerou a demissão do presidente do Metrô e outros dois diretores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário