segunda-feira, 27 de maio de 2013

EXPRESSO PEQUI: TREM LIGARÁ BRASÍLIA A GOIÂNIA

Diretor superintendente da Superintendência de Desenvol­vi­mento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado afirmou que os dois grandes anúncios do governador Marconi Perillo sem dúvida foram o Expresso Pequi — Trem de Média Velocidade, ligando Goiânia a Brasília, e a construção do VLT Luziânia-Brasília. “A ferrovia que vai ligar Brasília-Goiânia será para o uso de cargas e passageiros, com escalas em Alexânia e Anapólis. É o chamado TMV – Trem de Média Velocidade que visa o escoamento de grãos do Centro-Oeste, o maior produtor do país. Com menos caminhões por este trecho, o fluxo de automóveis vai melhorar, pois temos um dado alarmante que é o de 1,4 milhão de veículos transitando todos os dias pelo DF.”

Marcelo Dourado ainda tratou sobre o VLT: “Este sistema é o mais utilizado no planeta. E digo que a salvação para a Região Metropolitana do Distrito Federal (RemDF) não é o pneu e sim os trilhos.”

O otimismo de Marcelo Dou­rado é por conta do anúncio feito semana passada pela Agência Nacional de Transportes Ter­restres (ANTT), da contratação do Consórcio EGIS-Vega/ Logit/JGP/MMSO para a execução de serviços especializados para estudo de viabilidade técnica, econômica e socioambiental para a implantação de serviços transporte de passageiros e de cargas entre Brasília-Anápolis-Goiânia, o chamado Expresso Pequi. O contrato, no valor de R$ 3.212.145,44, tem prazo de vigência de 18 meses e será financiado com recursos do Banco Mundial.
 
Jornal Opção

Nenhum comentário: