Enquanto a bola rola, o país real insiste em seguir adiante, indiferente, inclusive, ao fato de o governo ter entrado numa espécie de hibernação, deixando acéfalo os três Poderes da República. Ganhando ou perdendo a taça do mundo de futebol, com qualquer resultado, a euforia ou a decepção não dura mais do que 48 horas. O que fica dessa festança toda é a tinta verde e amarela a espera de alguém com ânimo, para limpá-la e a insistência com que a vida teima em avançar. No país que importa, segue-se o mesmo faz de conta. Incapaz de produzir uma reforma fiscal verdadeira e duradoura que possibilite libertar o contribuinte do verdadeiro labirinto do Minotauro que é o emaranhado de taxas e impostos guiados por uma insana burocracia.
O governo acena com as bondades usuais às vésperas das eleições. Interessante observar que as isenções e reduções de impostos ,miram, quase sempre, àquelas indústrias do setor automobilístico ou àquelas empresas sempre prontas a retribuir , generosamente para as campanhas que se aproximam. Alguns fatos, no entanto, têm passado silenciados pelo grito das galerias. Atendendo às exigências da “prima donna” FIFA, a polícia tem reprimido, com violência, nunca antes vista, os cambistas e expulsou, sumariamente do país, 56 torcedores chilenos. Enquanto isso, releva os atos de depredações e invasões de propriedades particulares feitas sem parcimônia e com a certeza de que não haveria punição.
Por aqui, e prestes a ser definitivamente ejetado da vida política da cidade, Arruda dá entrada em ação contra os juízes do caso Pandora. Na Justiça também, na pressa em atender ao governo , o ministro Luis Roberto Barroso, do STF ,faz valer a tese da “maioria de ocasião” à favor do trabalho externo para José Dirceu e da prisão domiciliar para um saudável José Genoíno. Neste ponto é preciso sempre atentar para o fato de que esses indivíduos não apenas cometeram o crime de corrupção, mas, sobretudo, buscaram formas de dar um golpe de estado e implantar gradativamente o que acreditam ser a democracia do tipo bolivariana. Enquanto os que gritam pelo futuro do país, por enquanto o que se houve é gooooooooooooooooool.