segunda-feira, 5 de julho de 2010

TREM BALA DE RORIZ PÁRA NA JUSTIÇA

À medida em que a disputa eleitoral se aproxima das mentes e corações dos donos do votos, candidatos com pendengas judiciais perdem o sono, colocam vela para queimar, frequentam terreiros, vão a benzedores e os neo-evangélicos desenvolvem calos nos joelhos em busca de solução divina para seus problemas terrenos com o Judiciário. O campeão em ações dos mais variados calibres e acusações, certamente é o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). “Eles não vão ganhar de mim no tapetão. Só levam o governo se disputarem comigo no voto”, tem dito Roriz em suas preleções de postulante ao cargo.


Parece que este temor de Joaquim Roriz tem se confirmado. Não raro a semana em que não aparece uma condenação de primeira instância contra o líder das pesquisas na corrida ao Palácio do Buriti. Na quinta-feira, 1º, Roriz viu novamente seu nome ser citado numa ação em que o ex-secretário de Governo na última gestão de Roriz, Benjamin Roriz, diretor Administrativo-Financeiro, Sidney Batista Lima, e o presidente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Antônio Rocha da Silva, foram condenados a cinco, quatro e três anos de detenção. Bejamim Roriz em regime inicial semiaberto, Sidney Batista e Antonio Rocha em regime aberto.

Todos foram condenados, por violação da Lei de Licitações, 8.666/93. A sentença do juiz da 4ª Vara Criminal de Brasília determina ainda que os réus paguem R$136.890,00 de multa, cada um, correspondente a 3% do valor do contrato firmado para o projeto de estudo de viabilidade da implantação do Trem Bala, ligando Brasília à Goiânia. O projeto de viabilidade custaria aos cofres públicos, algo em torno de R$ 4.563.000,00, que seriam pagos diretamente ao IEL, com dispensa indevida de licitação.

A Ação Penal Pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Todos os acusados negaram o delito afirmando que não houve qualquer ilegalidade no processo licitatório.

2 comentários:

MAURO CARLOS DA SILVA disse...

Roriz já era a moda é Agnelo...

Rosana Márcia da Cunha disse...

Brasília merece respeito, sou agnelo e não abro...