terça-feira, 23 de outubro de 2012

CRISTOVAM VOLTA À ATACAR AGNELO

Cristovam criticou nesta segunda-feira (22), em Plenário, a “agressividade” e o “desrespeito” do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), ao tratar do assunto. Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, no domingo (21), Agnelo chamou os dois senadores de “ignorantes”, “provincianos” e “míopes”.

Nós estranhamos essa agressividade do governador. Não é assim que se trata a democracia – afirmou Cristovam, enfatizando que, num governo democrático, o governador os teria convidado para uma conversa, em que faria os esclarecimentos sobre o contrato e até os convencido da importância do projeto.

No documento, ainda sem resposta do GDF, os senadores pedem informações sobre todo o conteúdo do contrato, assinado em Cingapura e sem divulgação prévia, anunciado somente pela imprensa. Cristovam disse querer saber, entre outras coisas, de onde surgiu a ideia do projeto, se houve licitação (se sim, quem participou; se não, porque a dispensa do processo licitatório), qual a origem orçamentária dos recursos para pagamento do serviço, quais a forma de pagamento e quem acompanhará a prestação dos serviços.

O senador também quer saber porque o convênio internacional foi firmado com empresa de um país considerado paraíso fiscal pelas autoridades brasileiras. Outro ponto destacado por ele foi o fato de a Terracap, empresa imobiliária do GDF, ter assinado o contrato e não os órgãos do GDF relacionados ao desenvolvimento econômico da cidade. Em sua avaliação, a escolha pela Terracap, empresa pública de direito privado, como contratante foi uma forma de “driblar” a exigência de aprovação das autoridades federais brasileiras, dada pela Agência Brasileira de Cooperação.



Nenhum comentário: