segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

GOVERNADOR DETERMINA VISTORIA EM BOATES DO DF

A pedido do governador Agnelo Queiroz, a Agência de Fiscalização do Disitrito Federal (Agefis) antecipou a operação de fiscalização em bares e casas noturnas do DF. Inicialmente, a agência faria vistoria nos estabelecimentos em meados de fevereiro. A previsão é que as vistorias tenham início na próxima sexta-feira (1º).
 
A solicitação do governo acontece um dia depois da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde mais de 230 pessoas morreram durante incêndio ocorrido em uma boate, na madrugada deste domingo (27). No mesmo dia, Agnelo anunciou o cancelamento da solenidade em comemoração aos 500 dias para a Copa do Mundo.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GDF ZERA FILA DE CIRURGIA PARA CATARATA

O GDF atingiu a meta de zerar a espera por uma cirurgia de catarata. De setembro a dezembro do ano passado, por meio de mutirões, a Secretaria de Saúde realizou 1, 5 mil operações dessa natureza no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), média de 150 procedimentos por semana. A ação continua até junho e a expectativa é que sejam feitas mais 3 mil operações nesse período.

"Conseguimos colocar o atendimento em dia. O segundo passo é tornar o procedimento rotineiro, com cirurgias feitas constantemente, sem permitir acúmulo. Os mutirões acontecem apenas para reparar erros do passado", explicou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ao dar início ao mutirão, em setembro de 2012.
Atualmente as cirurgias são realizadas no HBDF por sete médicos, dois deles do Hospital Regional de Taguatinga. Os profissionais trabalham nos horários em que os centros cirúrgicos utilizados para procedimentos eletivos (agendados com antecedência) estão desocupados, à noite e nos finais de semana.

NA CODEPLAN

O sindicato dos Servidores Públicos do DF, informa aos funcionários da Codeplan o andamento das negociações em relação à campanha salarial. De acordo com o sindicato , os benefícios retroativos a 1º novembro-2012 serão pagos no próximo pagamento ou folha suplementar. São eles auxílio creche, tíquete-refeição, auxílio-funeral e o fim da contrapartida do tíquete por parte do trabalhador.

PREVENÇÃO

Bola branca para o governador Agnelo Queiroz, sempre atento às necessidades do DF. ele está promovendo, em conjunto com a Secretaria de Saúde, a vacinação de 64 mil adolescentes contra HPV, virus associado ao câncer de colo do útero, verrugas e lesões na pele. A imunização será realizada em três doses e a primeira poderá ocorrer já em março.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MUDANÇAS À VISTA

O governador segredou aos amigos, no final do ano passado, que em 2013 vai virar a mesa e recuperar o seu lugar na história do DF. A frase pode não ser literalmente esta, mas foi o que Agnelo prometeu a um selo grupos de amigos. Ele realmente está imbuído de boas intenções ao ponto de trocar administradores, secretários e conselheiros políticos. “Agnelo tem em mãos todo mês pesquisas que mostram o desempenho de cada administrador das cidades-satélites. As trocas serão pontuais, mas não tem ninguém seguro no cargo. Se estiver ruim, ele vai trocar”, garante uma fonte do Buriti.

SUCESSÃO NAS MÃOS DE FILIPPELLI

Sem o PMDB, oposição perde para Agnelo
Muita gente quer desbancar Agnelo Queiroz (PT), ou pelo menos sonha com essa possibilidade. Só tem um problema: como vencer um governador que, mesmo mal avaliado tem um orçamento de R$ 30 bilhões para gastar em 2013, ano pré-eleitoral e, portanto, com chances de reverter qualquer quadro ruim na gestão? Outro fator que em política significa suicídio: oposições divididas.

Prevalecendo a teimosia e vaidade de cada um dos participantes da corrida eleitoral em ser o cabeça de chapa, Agnelo nem precisa fazer muita força. Ganha de lavada. Vamos aos grupos. Começando pelo bloco de esquerda liderados pelos senadores Rodrigo Rollem-berg (PSB) – candidatíssimo a governador – e Cristovam Buar-que (PDT). Aliados a eles, PSol e PPS. Este bloco talvez seja o que mais pode arranhar os votos de Agnelo, pois vai caminhar na mesma trilha do PT. Porém, com uma vantagem de capitalizar o votos da classe média e dos funcionários burocráticos. Outro segmento que pode acompanhar este bloco com fervor, será os dos professores. Esta categoria vive às turras com o GDF e não esconde a frustração com os rumos da educação no DF. Rollemberg não tem nada a perder pois terá mais quatro anos de mandato. Cristovam a mesma coisa. E a não ser que haja um racha entre eles, são os favoritos.

Passando para o bloco do PSD que tem dois possíveis postulantes à cadeira do Buriti: presidente do PSD regional, Rogério Rosso, e sua companheira de partido, Eliana Pedrosa. O partido anda meio alquebrado por conta das indefinições de suas duas deputadas, Celina Leão e Liliane. Ambas, sempre que existe uma possibilidade do PSD ir para a base da presidente Dilma Rousseff, ameaçam pular fora. Rogério Rosso terá muito trabalho para convencer Eliana a desistir a seu favor e vice- versa.

No fundo da quadra de ensaios está o baticum meio fraco do aguerrido deputado federal Izalci Lucas, tucano com bico comprido e recheado de garantias do presidente regional da legenda, Márcio Machado. Ele tem de convencer os emplumados da executiva nacional, que ele é o cara para disputar o governo. Mas, com quais aliados? Sozinho? Sem estrutura partidária, anos a fio fora do poder... Só com o discurso de oposição, o voo será muito curto.

Alberto Fraga (DEM) é outro solitário guerrilheiro que imagina reunir em torno de seu nome as ovelhas desgarradas do arrudismo e outros. Meio desgarrado encontra-se o PTB do senador Gim Argello, PP de Benedito Domingos e o PEN de Alírio Neto. Gim Argello só deseja ser reeleito para a única vaga no Senado. Qualquer chance de apoio para este projeto ele topa. Lembre-se: ele é um animal político. Benedito e Alírio têm pretensões modestas, quando muito deputado federal. Alírio sabe que o PEN fora das asas do poder desaparece.

A pergunta que se faz é esta: por que não reúnem todos em torno do PMDB criando uma terceira via e isolando os dois blocos de esquerda? Calma, não me atirem pedras antes dos argumentos. Qual é o problema de ter o PMDB liderando este bloco? Todos são antigos companheiros dos governos anteriores onde conviviam em harmonia. É bom recordar que o maior inimigo do ex-governador José Roberto Arruda foram a arrogância e a vaidade. Estes dois vírus são mortais quando atacam um político.

Voltemos ao tema. O PMDB tem estrutura partidária, financiadores, e o perfil ideológico que as pessoas hoje buscam: convergência. Outro fator: o PT não terá como atacar o PMDB frontalmente pois ele é o principal aliado a nível federal. Claro que este exercício de futurologia só terá efeitos se todos descerem de seus pedestais. Outro desafio é abordar este tema com o vice-governador Tadeu Filippelli. Ele se recolheu novamente ao seu mosteiro para meditação beneditina.
 
JORNAL OPÇÃO

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PETISTAS HOMENAGEIAM PENA

 
 
Cerca de 500 pessoas prestigiaram na última terça, o jantar em reconhecimento ao trabalho de Jacques Pena. O evento aconteceu em uma churrascaria de Brasília e contou com a presença de parlamentares, lideres sindicais, membros da militância do Partido dos Trabalhadores, além de simpatizantes de quase todas as correntes da esquerda política do Distrito Federal.

Considerado uma das principais lideranças políticas do DF, Jacques Pena, que recentemente deixou a presidência do Banco Regional de Brasília (BRB), foi elogiado pela deputada federal Erika Kokay (PT), que também aproveitou a oportunidade para salientar a consonância existente entre o trabalho desenvolvido por Jacques e as ideologias do Partido dos Trabalhares. “Que fique claro, mexeu com Jacques Pena, mexeu comigo. Retira-lo do BRB foi um grande equivoco”, finalizou.

Também esteve presente na confraternização o deputado distrital Chico Vigilante (PT), o parlamentar relembrou os tempos de lutas, onde ele Jacques e demais membros da militância petista realizavam mobilizações em todo o Brasil para a formalização da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Não é a hora de você voltar para casa, não se considere aposentado. A sociedade necessita de pessoas com você, continue com a gente nesta luta”, disse ao final do seu discurso.
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

GDF NOMEIA NOVOS SERVIDORES

O Governo do Distrito Federal empossou nesta quarta-feira (16/01), 754 novos servidores, dentre eles, 293 médicos e outros 272 profissionais da área da saúde. As convocações foram assinadas pelo governador Agnelo Queiroz em uma cerimônia simbólica no Museu da República. Também passaram a integrar o quadro de servidores do GDF novos profissionais das áreas de desenvolvimento Social, Detran-DF e Procuradoria Geral do DF.

EQUAÇÃO

A área de planejamento do DF equiparou o Plano Piloto-Brasília como um todo e destinou um orçamento para a Capital como ela tendo 220 mil habitantes. Não viram que Brasília “dorme” com 220 mil e passa o dia com 2.6 milhões de pessoas pois todo mundo sai do Entorno ou das Satélites em direção ao Plano Piloto, é preciso reparar essa equação.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GDF ACATA DECISÃO DO TJ E RECALCULA CREDITOS NO NOTA LEGAL

O Governo do Distrito Federal anunciou que não vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça (TJDF) e que já recalculou os créditos dos contribuintes referentes a compras entre maio e outubro de 2012. Inicialmente, o GDF tinha a intenção de reduzir os repasses aos consumidores referentes a compras durante este período.
 
Com o recálculo, o governo vai repassar aos consumidores R$ 33 milhões a mais, de acordo com a Secretaria de Fazenda do DF.
 
Pela determinação do TJ, a diminuição só vale para compras feitas a partir de 30 de outubro último. A data corresponde à emissão de um decreto que previa a redução de até 70% de 16 dos 402 tipos de estabelecimentos que possibilitam restituição.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OAB-DF DEFENDE BRASÍLIA

A OAB-DF ficou conhecida em Brasília em tempos difíceis na luta pela democratização do Brasil e sobretudo nas lutas pela soberania da nossa capital, basta ver os arquivos para constatar as inúmeras lutas que foram travadas e muitas vitórias também. O já falecido ex-Senador Maurício Corrêa quando presidiu a entidade, ainda na década de 80, tornou-se um pioneiro em defesa de Brasília.
 
Passado mais de vinte anos, parece que a Ordem voltou à ter um presidente à altura da cidade, com a vitória de Ibaneis Rocha. Sua história e importância, ao entrar na justiça com uma Ação Direta de Inconstituticionalidade no Tribunal de Justiça local, em que questiona alterações no programa nota legal, a OAB-DF recupera-se uma de suas maiores virtudes, o interesse de proteção do povo do DF.

 

DE OLHO NELES!

O MP e TRE-DF devem abrir os olhos e investigar possíveis candidatos à eleição de 2014 que colocam seus rostos em autdoors e banners espalhados pelos postos de combustíveis e por todo o DF, na entrada do Lago Norte por exemplo, um tal de Filipão deseja à todos um feliz natal, e um apresentador de televisão faz propaganda do café, é propaganda eleitoral antecipada, além de sujar e poluir visualmente à cidade. De olho neles!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI INVESTIGAR FALTA DE MÉDICOS NA REDE PÚBLICA DO DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou nesta terça-feira (8) informações a diretores de unidades públicas de saúde e à Secretaria de Saúde a respeito da falta de médicos desde o último fim de semana.

A assessoria de imprensa do MPDFT também contou que foram pedidos dados sobre possíveis registros de ocorrência de pacientes não atendidos nas delegacias do Gama, Santa Maria, Ceilândia, Taguatinga e Recanto das Emas, onde o ministério identificou mais problemas.

Reportagem do DFTV de segunda-feira (7) mostrou documentos enviados por pelo menos cinco unidades públicas de saúde à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros. Os comunicados comprovam que o atendimento a pacientes foi prejudicado pela falta de profissionais de saúde.

A Secretaria de Saúde abriu uma sindicância para apurar as faltas dos médicos. Segundo o secretário-ajunto, Elias Miziara, o levantamento está praticamente pronto, mas não poderá ser divulgado por uma questão de sigilo no processo. De acordo com a secretaria, 47 servidores da Saúde sofreram punições entre 2011 e 2012. Desse total, 16 médicos foram demitidos e outros três levaram suspensão por faltas injustificadas e descumprimento de carga horária.

O Estado é impessoal, não pode gerir a saúde pública em cima de um médico que está no atendimento do plantão"Promotor Diaulas RibeiroO promotor Diaulas Ribeiro explicou que a investigação sobre a falta de médicos vai apurar inicialmente se houve responsabilidade individual dos médicos.


G1

AZEDOU

As afirmações feita pelo vice governador Filippelli en entrevista ao jornal de Brasília, no qual ele faz duras críticas ao presidente do PT, Roberto Policarpo e ao PT-DF, é um duríssimo recado aos petistas que a relação entre o governador Agnelo vai muito bem obrigado, mais não pode-se dizer o mesmo em relação ao PT e ao Vice-governador. Azedou!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

RAINHA

O conselheiro do TCDF e ex-distrital Renato Rainha tem afirmado com colaboradores o desejo de voltar à cena política local, tenho pensado, já que o governo anda tão mal dirigido, afirmou o conselheiro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DFTRANS INSTALA 490 NOVAS PARADAS DE ÔNIBUS

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ganhará 490 novos abrigos para passageiros em 27 regiões administrativas do DF. A medida busca oferecer maior conforto aos cidadãos que utilizam o transporte público. A durabilidade das novas paradas, feitas em concreto, é de até 25 anos. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6,2 milhões.
De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, a ação pretende suprir parte da carência de 2 mil novos pontos de ônibus no DF. "Nossa meta é zerar esse déficit no período 2013 e 2014", define Campanella. "A medida representa um fator importante para quem precisa se proteger da chuva e do sol enquanto espera o ônibus", completa.
As obras dos novos abrigos para passageiros já foram concluídas em Ceilândia, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Riacho Fundo I e II, que receberam, juntas, 163 abrigos. Os serviços estão em andamento em Águas Claras, Brazlândia, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e Park Way. A previsão é que as obras fiquem prontas até o próximo dia 11.
As demais regiões administrativas – Brasília, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Varjão e Itapoã – devem receber os novos equipamentos públicos até fevereiro. As cidades não contempladas nesta fase devem ser beneficiadas até o final de 2013.
 
 
AGÊNCIA BRASÍLIA

POLÍCIA


Circula pela cidade um adesivo com fortes criticas ao governador Agnelo e ao distrital Cabo Patrício, denominado policiais e bombeiros militares PT nunca mais.