quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI INVESTIGAR FALTA DE MÉDICOS NA REDE PÚBLICA DO DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou nesta terça-feira (8) informações a diretores de unidades públicas de saúde e à Secretaria de Saúde a respeito da falta de médicos desde o último fim de semana.

A assessoria de imprensa do MPDFT também contou que foram pedidos dados sobre possíveis registros de ocorrência de pacientes não atendidos nas delegacias do Gama, Santa Maria, Ceilândia, Taguatinga e Recanto das Emas, onde o ministério identificou mais problemas.

Reportagem do DFTV de segunda-feira (7) mostrou documentos enviados por pelo menos cinco unidades públicas de saúde à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros. Os comunicados comprovam que o atendimento a pacientes foi prejudicado pela falta de profissionais de saúde.

A Secretaria de Saúde abriu uma sindicância para apurar as faltas dos médicos. Segundo o secretário-ajunto, Elias Miziara, o levantamento está praticamente pronto, mas não poderá ser divulgado por uma questão de sigilo no processo. De acordo com a secretaria, 47 servidores da Saúde sofreram punições entre 2011 e 2012. Desse total, 16 médicos foram demitidos e outros três levaram suspensão por faltas injustificadas e descumprimento de carga horária.

O Estado é impessoal, não pode gerir a saúde pública em cima de um médico que está no atendimento do plantão"Promotor Diaulas RibeiroO promotor Diaulas Ribeiro explicou que a investigação sobre a falta de médicos vai apurar inicialmente se houve responsabilidade individual dos médicos.


G1

Nenhum comentário: