terça-feira, 3 de setembro de 2013

AGNELO NO ENTORNO

Preocupados com as crescentes demandas de pacientes vindos da Região Metropolitana do Distrito Fe­deral (RemDF), o governador Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, foram na quinta-feira, 29, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedir melhorias no Entorno. Os argumentos são por demais conhecidos: se não melhorar os hospitais da região, não adianta investir na qualidade do atendimento nos hospitais públicos do DF, pois o caos tende a só aumentar. Só o governo de Goiás não dá conta de atender as demandas por hospitais e pronto-socorros na região. A solução é bater na porta do Ministério da Saúde.

Uma das propostas apresentadas por Agnelo é a entrega de três unidades de pronto atendimento (UPAs) já construídas em Valpa­raíso, Planaltina e Formosa. “A inauguração destas unidades e a criação deste grupo ajudará a diminuir o fluxo de pacientes vindos destas cidades para o Distrito Federal”, afirmou o secretário, Rafael Barbosa.

Até o fim do próximo ano, o DF também contará com mais um hospital referência em transplantes — Hospital de Transplantes de Brasília — que será construído próximo ao Jardim ABC, na divisa do DF com o Goiás. A unidade contará com 150 leitos. A nova uni­dade, que atenderá a população do DF e Entorno, será construída pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), com recursos do governo federal — cerca de R$ 60 milhões. A Secretaria de Saúde do DF vai comprar serviços deste hospital, que será 100% destinado ao SUS.

OPÇÃO

Nenhum comentário: