sábado, 25 de abril de 2015

PANDORA EM CENA

Aliado e assessor de Durval Barbosa nos tempos das malas de dinheiro, corrupção e desvios de recursos dos contratos de informática, o ex-gerente da Codeplan Luiz Paulo Costa Sampaio se apresentou ao Ministério Público Federal para uma delação premiada. Alvo de várias ações criminais e de improbidade da Operação Caixa de Pandora, ele já prestou dois depoimentos ao procurador-regional da República Ronaldo Albo, na condição de colaborador.

No último, colhido em 7 de abril, Sampaio contou que teve acesso a várias gravações, nunca divulgadas, de Durval com autoridades públicas. Entre os nomes citados, estão o do líder do PSD na Câmara dos Deputados, Rogério Rosso, de um assessor do conselheiro do Tribunal de Contas do DF Manoel de Andrade, do ex-governador Agnelo Queiroz e de ex-integrantes do primeiro escalão do Executivo local.

No depoimento de oito folhas, há menção a antigos personagens do escândalo da Caixa de Pandora e também a novos nomes. Como importante parceiro de Durval, Sampaio participou de reuniões em que houve distribuição de propinas e também negociou o pagamento de vantagens indevidas diretamente com os empresários envolvidos no esquema, segundo as denúncias do Ministério Público.

Ele contou ao MPF que assistiu a vídeos gravados por Durval em que aparecem o ex-presidente da Codeplan Vagner Benck, o ex-secretário de Fazenda André Clemente e o ex-diretor do Detran Délio Cardoso. Um assessor do ex-secretário de Fazenda Valdivino de Oliveira também teria sido filmado. O colaborador não fala em entrega de dinheiro nos momentos em que os supostos vídeos foram gravados.

Diário Pernambuco.

Nenhum comentário: