terça-feira, 13 de outubro de 2015

GDF: NOMES ANUNCIADOS

O Governo do Distrito Federal reduziu de 24 para 17 o número de secretarias. O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg na tarde desta terça-feira (13). A supersecretaria, que uniria várias pastas e era ponto polêmico na reforma, não vingou.

Os titulares das pastas, já esperados, devem tomar posse na próxima terça-feira (20). O governador disse não saber ainda qual a economia gerada pela fusão de algumas pastas.

Conforme antecipado pelo Fato Online, a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais se fundiram e terão como titular Sérgio Sampaio, atual chefe da Casa Civil. Seu adjunto será Igor Tokarski, que atualmente é o administrador regional do Plano Piloto.

A secretaria de Planejamento se uniu à de Gestão Administrativa e Desburocratização, tendo como titular a atual do Planejamento, Leany Lemos. Alexandre Lopes, atual as Segad, virou adjunto.

As pastas de Economia e Desenvolvimento Sustentável e Turismo também se uniram. O secretário será o atual de economia, Arthur Bernardes, e Jaime Recena, atual do Turismo, fica como adjunto.

A secretaria de Educação se une a Esporte e Lazer. Julio Gregorio será o secretário e Leila Diniz será adjunta de esporte.

Trabalho se juntou a Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Esta pasta ainda não tem titular. “Pedimos ao PDT que sugira o nome”, disse.

Ficam mantidas independentes as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura, Fazenda, Gestão Territorial, Justiça, Meio Ambiente, Criança, Agricultura e Mobilidade.

A Mobilidade será assumida pelo atual secretário de Relações Institucionais e presidente do PSB local, Marcos Dantas. Carlos Tomé, atual da Semob, vai para a chefia de gabinete do governador.

A secretaria de Agricultura, cuja inclusão na supersecretaria foi ponto polêmico, conseguiu se manter independente, após pressão tanto dos movimentos sociais ligados à terra quanto de produtores rurais. “A área rural, embora signifique pouco para a economia da cidade, é de importância fantástica, porque é responsável pelo abastecimento de água, alimentos e por conter o  de urbanização danoso . Sou facilmente convencível com bons argumentos”, disse Rollemberg.

O governador afirmou que precisa economizar R$ 8 milhões com cargos comissionados. A despesa atual mensal com salários desses cargos é de R$ 40 milhões.

Nenhum comentário: