domingo, 19 de setembro de 2010

ÂNIMO NOVO!

A sexta-feira, 17, poderia ter sido melhor para o governadoriável do PT no DF, Agnelo Queiroz. Motivo para comemorar não faltou: a pesquisa Ibope, divulgada pela Rede Globo, cristalizou a liderança do petista no levantamento das intenções de voto. Ele teria 44% contra 31% de Joaquim Roriz (PSC). Mas os festejos pararam por aí. No meio da tarde, o jornalista Ricardo Noblat foi bastante enfático no Twitter ao dizer que, nesta semana, o Supremo Tribunal Federal vai aprovar o registro da candidatura do ex-governador.

A informação não foi confirmada em nenhum outro lugar, mas a tuitada de Noblat foi suficiente para causar tensão no comitê de Agnelo. A impressão nos bastidores é de que uma decisão favorável no STF seria capaz de ressuscitar as pretensões de Roriz. Faz sentido, já que o ex-governador só passou a se ver ameaçado por Agnelo nas pesquisas quando sua situação jurídica começou a degringolar, com as decisões negativas do TRE e do TSE. Avalizado pelo STF, pode movimentar sua militância novamente.

Outro fator fica nítido na própria pesquisa Ibope. Agnelo estacionou. E mais: o fraco desempenho de todos os candidatos no debate realizado pelos Diários Associados foi meio que uma ducha-fria em quem estava se encantando com o petista. “Era a hora para ele brilhar”, disse um brasiliense, que acompanhou o debate pela internet. O estouro da ex-ministra Erenice Guerra também não ajudou. O?PT agora tem dificuldade para se apresentar como guardião da ética. Ainda mais em Brasília, cujo eleitorado é mais escolado.

Nenhum comentário: