domingo, 12 de setembro de 2010

ROLLEMBERG I

Cer­tas de­ci­sões po­lí­ti­cas de­ve­ri­am en­trar pa­ra os anais do bes­ti­á­rio uni­ver­sal. Quan­do o PT de Bra­sí­lia de­ci­diu in­di­car o seu se­cre­tá­rio de As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Políticos, Hé­lio Jo­sé Li­ma, pa­ra a su­plên­cia do can­di­da­to ao Se­na­do Ro­dri­go Rol­lem­berg (PSB), o de­sas­tre já po­dia ser vis­to nas es­tre­las. Sabe-se agora que os dois ti­nham um his­tó­ri­co de atri­tos po­lí­ti­cos, por dis­pu­tas de ba­ses elei­to­ra­is do PT – in­clu­in­do até de­sa­ven­ças fa­mi­lia­res an­ti­gas no En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral. Se­rá que nin­guém no Partido dos Trabalhadores sa­bia des­sa saia-jus­ta? Ou sim­ples­men­te apos­ta­ram que na­da dis­so vi­ria à to­na du­ran­te o es­tres­se da cam­pa­nha elei­to­ral?

Pois bem. No iní­cio de agos­to, Ro­dri­go Rol­lem­berg apa­re­ceu no PT de Bra­sí­lia pa­ra co­mu­ni­car que Hé­lio Jo­sé é acu­sa­do de pe­do­fi­lia. A ví­ti­ma se­ria uma so­bri­nha. O se­na­do­ri­á­vel ale­gou que não po­de­ria omi­tir es­sa in­for­ma­ção, pois po­de­ria ser ex­plo­ra­da pe­los ad­ver­sá­rios. A his­tó­ria foi con­fir­ma­da pe­la fa­mi­liar do pe­tis­ta, que afir­ma ter si­do abu­sa­da por ele quan­do ti­nha en­tre 11 e 15 anos. No ato se­guin­te, o PT exi­giu a des­fi­li­a­ção de Hé­lio Jo­sé, que a apre­sen­tou ao di­re­tó­rio na­ci­o­nal da si­gla. Is­so, na prá­ti­ca, re­pre­sen­ta­va o fim da pos­tu­la­ção do pe­tis­ta, já que não exis­te can­di­da­tu­ra sem par­ti­do. A co­li­ga­ção de Ag­ne­lo Quei­roz (PT) pas­sou a pro­cu­rar um sub­sti­tu­to – o se­gun­do su­plen­te, Clau­dio Ave­lar (PCdoB), do Sin­di­ca­to dos Po­li­ci­ais Fe­de­ra­is do DF, fi­cou es­pe­ran­ço­so, mas a va­ga é do PT.

Na es­tei­ra do es­cân­da­lo, Hé­lio Jo­sé dis­pa­rou pe­sa­do con­tra Rol­lem­berg. Além de va­zar an­ti­gos res­sen­ti­men­tos, fez uma acu­sa­ção muito gra­ve: se­gun­do o pe­tis­ta, seu com­pa­nhei­ro de cha­pa es­ta­ria lei­lo­an­do a va­ga de su­plen­te que deveria ser sua. Co­mo ele dis­se aos jor­nais, a va­ga es­ta­ria sen­do ne­go­ci­a­da com um “mi­li­o­ná­rio do ra­mo da quí­mi­ca, in­te­gran­te de um dos par­ti­dos da co­li­ga­ção”. Não apresentou provas.

Nenhum comentário: