domingo, 12 de setembro de 2010

ROLLEMBERG II

Na es­tei­ra do es­cân­da­lo, Hé­lio Jo­sé dis­pa­rou pe­sa­do con­tra Rol­lem­berg. Além de va­zar an­ti­gos res­sen­ti­men­tos, fez uma acu­sa­ção muito gra­ve: se­gun­do o pe­tis­ta, seu com­pa­nhei­ro de cha­pa es­ta­ria lei­lo­an­do a va­ga de su­plen­te que deveria ser sua. Co­mo ele dis­se aos jor­nais, a va­ga es­ta­ria sen­do ne­go­ci­a­da com um “mi­li­o­ná­rio do ra­mo da quí­mi­ca, in­te­gran­te de um dos par­ti­dos da co­li­ga­ção”. Não apresentou provas.

A his­tó­ria já es­ta­va ru­im nes­te pon­to, mas aca­bou fi­can­do pi­or. Cer­ca de du­as se­ma­nas após a ex­plo­são do es­cân­da­lo, já na me­ta­de de agos­to, o ca­so so­freu uma re­vi­ra­vol­ta. Ale­gan­do ino­cên­cia quan­to às acu­sa­ções de pe­do­fi­lia, Hé­lio Jo­sé de­ci­diu re­flu­ir em sua de­ci­são de se des­fi­li­ar e pas­sou a lu­tar jun­to ao Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral pa­ra ga­ran­tir sua can­di­da­tu­ra à su­plên­cia no Se­na­do.


Há al­guns di­as, o TRE do DF de­ci­diu man­ter o re­gis­tro da can­di­da­tu­ra de Hé­lio Jo­sé. Se­gun­do o des­pa­cho do tri­bu­nal, o pe­di­do de des­fi­li­a­ção (apre­sen­ta­do ao di­re­tó­rio na­ci­o­nal) de­ve­ria ser fei­to ao di­re­tó­rio re­gi­o­nal. Co­mo is­so não ocor­reu, o TRE man­te­ve as coi­sas co­mo es­ta­vam an­tes das de­nún­cias apa­re­ce­rem. Hé­lio Jo­sé con­ti­nua na pri­mei­ra su­plên­cia e não é di­fí­cil ima­gi­nar o mal es­tar. O pe­tis­ta pre­ci­sa pe­dir vo­tos pa­ra o ti­tu­lar da va­ga, que foi res­pon­sá­vel pe­la sua des­ci­da ao in­fer­no da po­lí­ti­ca. Rol­lem­berg, um dos fa­vo­ri­tos ao Se­na­do, era co­ta­do co­mo can­di­da­to a mi­nis­tro em um even­tual go­ver­no de Dil­ma Rous­seff. Ter um su­plen­te com es­se his­tó­ri­co de de­nún­cias é mo­ti­vo de so­bra pa­ra sa­ir de qual­quer lis­ta.

O im­bró­glio en­vol­ven­do a su­plên­cia de um dos can­di­da­tos ao Se­na­do em­ba­ça a se­ma­na da co­li­ga­ção de Ag­ne­lo, que aca­ba de con­so­li­dar a ten­dên­cia de vi­ra­da so­bre Jo­a­quim Ro­riz (PSC). Além de mos­trar boa van­ta­gem so­bre o ex-go­ver­na­dor, as pes­qui­sas mais re­cen­tes (co­mo Ibo­pe, Da­ta­fo­lha e Exa­ta) re­ve­lam uma folgada mar­gem a fa­vor dos can­di­da­tos que es­tão ao la­do do pe­tis­ta. O pri­mei­ro co­lo­ca­do nos le­van­ta­men­tos é o se­na­dor Cris­to­vam Bu­ar­que (PDT), se­gui­do pe­lo pró­prio Rol­lem­berg. Na prá­ti­ca, o pro­ble­ma com Hé­lio Jo­sé não in­flu­en­ciou as pes­qui­sas em na­da. Ali­ás, o so­ci­a­lis­ta foi o que mais cres­ceu nos úl­ti­mos es­tu­dos so­bre os hu­mo­res do elei­to­ra­do. Pa­re­ce que se­gue, no Dis­tri­to Fe­de­ral, uma for­te on­da ver­me­lha em­ba­la­da pe­la po­pu­la­ri­da­de do pre­si­den­te Lu­la da Sil­va. Até Cristovam tem surpreendido seus eleitores ao andar com Lula como se fossem irmãos siameses.

Nenhum comentário: