segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CONHEÇO OS NOVOS DISTRITAIS...

      O perfil dos novos distritais:

      Chico Leite (PT)

Promotor de Justiça e professor de direito penal, Chico Leite foi eleito para o seu terceiro mandato. Atuou na Câmara Legislativa com a bandeira da ética na política e conseguiu aprovar o fim do voto secreto na Casa. Também se destacou por apresentar projetos de defesa do consumidor, como o que garantia o fim da tarifa básica da telefonia. Mas a proposta foi alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade. Propôs e conseguiu aprovar projetos como o fim do nepotismo e a divulgação das contas do governo do Distrito Federal na internet.
Eliana Pedrosa (DEM)
Eleita para um terceiro mandato, Eliana Pedrosa se destacou nos últimos quatro anos por sua atuação como secretária de Desenvolvimento Social da gestão de José Roberto Arruda. Formada em química pela UnB, Eliana chegou a ser cogitada como possível candidata ao GDF pelo DEM. Mas decidiu disputar a reeleição e conquistou uma vaga na Câmara mais uma vez.
Arlete Sampaio (PT)
Médica, Arlete Sampaio foi candidata ao Senado, em 1986, mas não se elegeu. Em 1994 foi eleita vice-governadora, quando integrou a chapa de Cristovam Buarque. Em 1998, ficou em terceiro na corrida ao Senado. Chegou à Câmara Legislativa em 2003. Na eleição seguinte, foi candidata ao GDF e perdeu, mas foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social.
Cabo Patrício (PT)
Depois de assumir interinamente a Presidência da Câmara Legislativa em seu primeiro mandato, o petista conseguiu se reeleger. Cabo Patrício foi policial militar por 16 anos. A defesa da segurança pública e dos interesses da corporação são suas principais bandeiras. Em 2008, assumiu a liderança da bancada do PT e, no ano seguinte, foi eleito vice-presidente.
Liliane Roriz (PRTB)
Filha caçula de Joaquim e Weslian Roriz, Liliane, 44 anos, é administradora de empresas e jornalista. Apresentou programa na televisão e ajudou a implantar o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida. Depois de fazer dobradinha com a irmã candidata a deputada federal, Jaqueline Roriz, conseguiu se eleger pela primeira vez.
Washington Mesquita (PSDB)
Nascido em Brasília, casado e pai de dois filhos, Washington Mesquita conquistou votos dentro da comunidade católica do DF. Há mais de 10 anos, ele é coordenador-geral da semana de Pentecostes e também é ligado ao padre Moacir Anastácio. Será o representante da Igreja Católica na Câmara Legislativa.
Alírio Neto (PPS)
Policial Civil e formado em direito, Alírio foi um do fundadores do sindicato que representa a categoria. Entre 1995 e 1997, assumiu a Administração do Guará. Em 1999, elegeu-se para seu primeiro mandato e voltou à Câmara Legislativa em 2006, quando presidiu a Casa. Foi secretário de Justiça e Cidadania no governo de José Roberto Arruda.
Chico Vigilante (PT)
Chico Vigilante começou na vida política em 1979, quando ingressou na Associação dos Vigilantes do DF. A entidade foi posteriormente transformada em sindicato, que foi presidido por Chico de 1984 a 1990. Neste ano, ele se elegeu para a Câmara dos Deputados e foi reeleito quatro anos depois. Em 2002, conquistou uma vaga na Câmara Legislativa.
Raad Massouh (DEM)
Empresário, Raad nasceu na Síria, mas é naturalizado brasileiro. Nas eleições de 2006, disputou um cargo de distrital, porém conseguiu ficar apenas na suplência. Assumiu o cargo definitivamente este ano, depois da renúncia do titular, Leonardo Prudente. Aos 53 anos, tem sua base eleitoral em Sobradinho. Agora, conquistou sua primeira vaga na Câmara Legislativa.
Roney Nemer (PMDB)
Mineiro, Rôney Nemer veio morar em Brasília em 1978. Cursou arquitetura na UnB. Em 2000, assumiu a Administração de Samambaia e, logo depois, a do Recanto das Emas. Elegeu-se distrital em 2002 e no ano seguinte assumiu a Secretaria de Obras do governo Roriz. Foi reeleito em 2006 e atuou como presidente da Brasiliatur no governo Arruda.
Wasny de Roure (PT)
O petista foi secretário de Fazenda do GDF no governo de Cristovam e distrital por três mandatos. Assumiu a presidência regional do PT em 2001 e, dois anos depois, foi eleito deputado federal. Na eleição passada, não conseguiu se eleger para nenhum cargo. Nos últimos anos, foi chefe da assessoria parlamentar do Ministério da Previdência.
Cristiano Araújo (PTB)
Depois de alcançar o posto de segundo deputado mais votado em sua primeira disputa, Cristiano Araújo chegou à reeleição.
Evandro Garla (PRB)
Radialista, Evandro Garla participou da fundação do PRB, em 2005. Três anos depois, foi designado para o cargo de secretário nacional da legenda, posto que tem até hoje. Atualmente, cursa ciências políticas. Suas principais bandeiras de campanha são o acesso ao primeiro emprego e a conclusão de todas as vilas olímpicas.
Agaciel Maia (PTC)
Pivô do escândalo dos atos secretos no Senado, o ex-diretor-geral daquela Casa decidiu concorrer a uma vaga na Câmara Legislativa pelo PTC. Entrou no Legislativo como auxiliar de escritório, foi promovido a técnico de planejamento e, posteriormente, a analista legislativo. É formado em economia.
Joe Valle (PSB)
Engenheiro florestal e ambientalista, Joe Valle ficou conhecido por seu trabalho na área de agricultura orgânica. Foi secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia do governo Lula e assumiu a Emater-DF poucos dias antes do escândalo Caixa de Pandora, quando deixou o posto.
Aylton Gomes (PR)
Eleito, assume o segundo mandato. Aylton Gomes está entre os parlamentares envolvidos no escândalo da Caixa de Pandora. Em depoimento ao Ministério Público, é citado por Durval Barbosa como beneficiário de pagamentos de mesadas em troca de apoio ao governo Arruda. Foi vice-presidente da Comissão de Segurança no período 2007-2008.
Dr. Michel (PSL)
Ex-cobrador de ônibus e delegado de polícia, Marcio Michel Alves de Oliveira tem seu nome ligado à segurança pública. Os principais redutos eleitorais são Planaltina, Paranoá, Sobradinho I e II. Como plataforma, o candidato se comprometeu a lutar contra a prostituição infantil, o narcotráfico, o crime organizado e a lavagem de dinheiro.
Raimundo Ribeiro (PSDB)
Advogado da União, Raimundo Ribeiro se reelegeu para exercer seu segundo mandato. Nascido no Piauí, ele chegou a Brasília em 1967. Trabalhou como office boy em banco e foi funcionário do Ministério da Educação. Durante o governo Arruda, Ribeiro comandou a Secretaria de Justiça e Cidadania e liderou os primeiros processos de regularização de condomínios.
Israel Batista (PDT)
Eleito pela primeira vez. Atuou na Assessoria de Juventude do governo do Distrito Federal e, em 2008, assumiu o cargo de secretário adjunto de Trabalho. Ano passado tornou-se titular da pasta deixando o cargo assim que as denúncias de corrupção vieram à tona. Antes de assumir o cargo no DF, coordenou o Departamento de Pesquisas em Economia Solidária da pasta.
Olair Francisco (PTdoB)
É dono da rede Agittus Calçados e ex-administrador de Águas Claras. Trabalhou como camelô, vendedor, assistente administrativo e gerente de loja. Ele já foi eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit) e suplente de Aylton Gomes (PR).
Claudio Abrantes (PPS)
Conhecido por seu papel de Jesus Cristo na Via Sacra de Planaltina, Cláudio Abrantesconcorreu nas eleições de 2006, mas conquistou apenas a segunda suplência do PPS.Exerceu o mandato por nove meses, durante afastamento do titular, Alírio Neto. Policial civil,Abrantes é bacharel em direito e integra o diretório do PPS. Tem sua base eleitoral em Planaltina.
Welligton (PSC)
Presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil há 11 anos, Wellington Luiz de Souza Silva nasceu em Brasília e tem 43 anos. Começou a vida profissional como bancário e, em 1988, ingressou no Corpo de Bombeiros. Três anos depois, foi aprovado em concurso como agente da Polícia Civil e desde o fim dos anos 1990 comanda o Sinpol.
Benedito Domingos (PP)
Em 1986, Benedito Domingos concorreu ao Senado, mas não venceu. Quatro anos depoisfoi eleito deputado federal. Em 1998, virou vice governador na chapa de Roriz. Candidatou-se sem sucesso ao GDF em 2002 e, em 2006, voltou à Câmara Legislativa. Teve os bens bloqueados este ano por suposta participação em esquema investigado na Operação Caixa de Pandora.
Celina Leão (PMN)
A goiana Celina Leão chegou a Brasília em 2000. Antes disso, formou-se em administração de empresas e fez parte do movimento estudantil. Trabalhou em indústrias de sua família e, nas horas vagas, dedicava-se ao hipismo. Trabalhou no Procon e, em 2006, foi nomeada secretária de Estado da Juventude durante o governo Joaquim Roriz.

Nenhum comentário: