sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CONTAS E MAIS CONTAS

A coligação Um Novo Caminho tem feito a seguinte conta: os votos de Toninho do Psol, mesmo sem o apoio do próprio, irão para Agnelo Queiroz (PT) pelo fato de Toninho ser de um partido de oposição.

Mero engano. Eleitores convictos do Psol já começam a alardear que pretendem seguir a orientação de Toninho, e votar nulo no segundo turno.

Vale ressaltar que o partido tem grande rejeição a Joaquim Roriz (PSC) – tanto que um dos pedidos de impugnação de Roriz foi feito pelo próprio Psol. Contudo, não há rejeição quanto à candidatura de Weslian Roriz (PSC). Isso foi declarado publicamente pelo candidato em pleno debate eleitoral. O que também não dá para dizer que Weslian herdará o percentual de Toninho nas urnas.

Toninho do Psol foi o grande responsável por levar as eleições para o segundo turno. Mas sabemos que os votos do Psol, não deveriam passar de 8%. Toninho chegou a 14%. Os 6% de votos inesperados que o candidato teve no primeiro turno podem dar a seguinte leitura: são pessoas que não queria votar em Agnelo Queiroz e viram, no voto a Toninho, a oportunidade de forçar o segundo turno.

Se vão mudar de ideia agora, só o tempo dirá.

Por serem eleitores bem “politizados”, pesou na escolha ainda o primeiro debate entre candidatos com a presença de Weslian Roriz – que foi muito criticada nas redes sociais da internet e entre boa parte dos formadores de opinião. Toninho do Psol foi, de longe, o grande vitorioso do debate da Rede Globo naquela noite.


Nenhum comentário: