terça-feira, 11 de outubro de 2011

ARMAS PARA AGENTES DO DETRAN-DF

Até o fim deste mês, os agentes de trânsito do Distrito Federal passarão a portar uma arma de choque não letal, o taser. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informou que os funcionários passaram por um treinamento especial, tanto de manuseio do equipamento, quanto psicológico. São 220 aparelhos, cada um avaliado em aproximadamente R$ 1.416, que deverão ser portados durante todo o dia.

Segundo o gerente de fiscalização e policiamento do Detran-DF, Marcelo Madeira, o objetivo do taser é inibir agressões de motoristas. "Registramos todos os meses casos de reações violentas por parte de motoristas e com essa arma eles ficarão imobilizados. Eles não receberão descargas elétricas, mas uma onda nos músculos equivalente à energia liberada pelo cérebro humano. Ou seja, o Taser não oferece riscos à saude, apenas deixará a pessoa sem reações violentas", explica. De acordo com Madeira, há estudos internacionais e brasileiros, chefiados pelo Instituto do Coração, que comprovam que a arma não causa prejuízo à saúde.

Nas ruas a repercussão dessa medida não foi das melhores, Inadmissível a criação de uma ação que deveria ser educativa e de fiscalização, de repente se torna uma ação repressora de polícia. Os agentes do DETRAN estão exposto aos mesmos riscos que fiscais de atividades urbanas, dftrans e professores por exemplo.

Nenhum comentário: