terça-feira, 1 de maio de 2012

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Foi aprovado em primeiro e segundo turno, no plenário da Câmara Legislativa, o Projeto de Lei 228/2011, de autoria do deputado distrital Evandro Garla (PRB), que institui a Semana Distrital de Prevenção ao Suicídio. Um tema muito preocupante, pois, em 2010, 133 pessoas se mataram no Distrito Federal, número que aumenta ano a ano.

O projeto foi elaborado sobre as seguintes diretrizes: alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, através dos veículos de comunicação de grande acesso à população; promover encontros com especialistas na área para debater o assunto; e elaborar e distribuir cartilhas didáticas para órgãos públicos, tais como escolas, hospitais, shoppings e parques. A competência de administrar e gerenciar os programas criados para efetivação da política de que trata esta lei é dada ao Poder Executivo. As despesas decorrentes da aplicação da lei correrão por conta de dotações próprias dos órgãos envolvidos.

Para Evandro Garla, esse tema não deve ser omitido, e sim debatido, pois trata-se de um problema que, se percebido e diagnosticado a tempo, pode ser evitado. “São muitos os fatores que levam ao suicídio, tais como depressão, perdas em geral, tanto financeiras quanto pessoais, que podem provocar uma profunda insatisfação com a vida, a ponto de querer tirá-la. Mesmo para quem está no último estágio, buscar ajuda e tratamento é a melhor solução e dá resultado”, afirma o parlamentar republicano.

Nenhum comentário: