quarta-feira, 30 de junho de 2010

TRE CASSA LUCENA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) acaba de cassar o mandato do deputado Roberto Lucena (PR) por infidelidade partidária.

O médico assumiu o mandato com o afastamento e depois cassação de Eurides Brito (PMDB) que, por sua vez, virou deputada com a renúncia de Pedro Passos (PMDB).

Irmão do empresário Gilberto Lucena, dono da Linknet, que é investigado na Operação Caixa de Pandora, Roberto Lucena deverá deixar o cargo em até 10 dias, segundo o que estabelece Resolução do TSE.

No lugar dele, assume o empresário Wigberto Tartuce (PMDB), o Vigão, que também já foi alvo de denúncias de irregularidades no uso de recursos da Secretaria de Trabalho.

A Câmara Legislativa será notificada amanhã (01) pelo TRE para dar posse ao novo deputado. A ação partiu do PMDB que pediu de volta o mandato de Lucena por infidelidade partidária

VIÚVAS DO ARRUDA

Batista das Cooperativas, Pedro do Ovo, Augusto de Carvalho, Aguinaldo de Jesus, Benedito Domingos, Luis França e muito mais...Esses são alguns das viúvas do Arruda que ressuscitaram  com Agnelo, o mundo gira!

PRESIDENTE DO STF VOTA CONTRA INTERVENÇÃO

O presidente do STF, Cezar Peluso, considerou que não há mais elementos que justifiquem a intervenção no DF. Seu voto foi pela improcedência da ação. Em seguida, Peluso suspendeu a sessão para um intervalo. O julgamento deve ser longo se ninguém pedir vista.

FRAGA COM RORIZ

O Democratas no Distrito Federal deve ir de Joaquim Roriz. Isolado e sem alternativa para viabilizar candidatura própria ao GDF, o DEM pode decidir logo mais, na convenção do partido, embarcar na coligação do ex-governador. Com esse entendimento, o DF reproduzirá, em parte, a aliança nacional em torno da candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República, já que o PSDB local está nessa coligação.


O ponto sem consenso dentro do DEM-DF é quem vai representar o partido na vaga majoritária da chapa de Roriz. Há uma dúvida se vai ser Alberto Fraga ou Adelmir Santana. Os dois têm peso na negociação.

Fraga é um dos deputados federais mais bem votados de 2006 e era o pré-candidato ao governo pelo DEM. Adelmir Santana, por sua vez, é senador da República. A diferença é que Fraga já foi testado nas urnas. Adelmir assumiu o posto no Congresso com a renúncia de Paulo Octávio em 2007, para tornar-se vice-governador.

A desvantagem de Fraga é que nas últimas semanas ele travou uma guerra verbal com Roriz e o PSDB de Maria de Lourdes Abadia. Chegou a dizer que não participaria de uma chapa ficha suja.

"Não vou levar os integrantes do meu partido ao sacrifício. Tinha um projeto de concorrer ao governo e estou frustrado por não tê-lo viabilizado. Não nos resta alternativa que não seja nos juntarmos à coligação de Roriz. Do contário, teríamos que sair com o PT, o que é inadimissível", afirmou Fraga ao Correio há alguns instantes

terça-feira, 29 de junho de 2010

AGNELO COM AS ABELHAS

Mais um partido deve anunciar apoio a chapa de Agnelo Queiroz  para a corrida ao Buriti,  o PHS Partido Humanista Social, que tem o seu símbolo uma abelha,  Antenor Fernandez Bezerra presidente da sigla no DF visa que o anúncio será feito ainda nesta noite.

PPS/DF COM AGNELO

Em convenção regional, o PPS decidiu ontem seguir na chapa encabeçada pelo petista Agnelo Queiroz. Um dos partidos mais próximos do ex-governador José Roberto Arruda em 2006, a legenda quer integrar a coligação do PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PRB e PRP como estratégia para tentar facilitar a reeleição do deputado federal Augusto Carvalho e emplacar mais distritais. A posição local, no entanto, pode não durar muito tempo. O presidente nacional do partido, Roberto Freire, discorda do apoio ao petista por significar uma ajuda à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CARAS E COROAS PINTADOS

Um grupo de pessoas indignados com a situação política e moral no DF, criaram um blog a favor da intervenção em Brasília, trata-se do Caras e Coroas Pintados, Movimento criado a partir da reunião para a assinatura do documento solicitando à PGR intervenção Federal no Governo do Distrito Federal. Se depender da beleza e do charme da idealizadora do movimento Regina Lacerda tem tudo para fazer sucesso, O movimento é apolítico, destinado a todos os cidadãos de bem que desejam se manifestar por uma forma mais ética e honesta de se fazer política. Regina é prefeita da prefeitura do Setor comercial Norte.

ALIANÇA OFICIALIZADA


Em clima de festa o PT realizou ontem a sua convenção regional no pavilhão da Expo-Brasília,  no parque da cidade, cerca de três mil pessoas participaram do evento, bandeiras do PT, PMDB eram vistas juntas,  fato impossível em outros tempos. Pouco antes das 10:00 h, horário marcado para o início do ato já era possível ver muitos militantes chegando, a maioria de carro, outros chegavam de ônibus trazidos por candidatos do PT. Do lado de dentro os locutores animavam a festa, um deles era o ex- deputado distrital Miquéias Paz, com  visual pouco confortável. Com a demora, muitas pessoas iam e viam, esperando a hora passar, às 11:20 deu -se início ao evento, o hino nacional foi cantado pela artista brasiliense Célia Porto, depois, o primeiro a discursar foi o presidente do PT Roberto Policarpo, o  assessor especial da Presidência da República, Swedenberger Barbosa, leu uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva escrita especialmente para a convenção. O que vocês estão começando a construir nesta convenção é um momento histórico para a cidade. Com essa aliança inédita do PT, PMDB, PSB, PDT, PcdoB, PRB e outros aliados vocês estão ajudando a pavimentar uma estrada para uma nova Brasília, melhor, mais justa, mais afinada com este novo Brasil que está nascendo”, escreveu Lula.


Também discursaram os candidatos dos partidos da coligação, Rollemberg, Cristovam e Filippelli. Agnelo Queiroz destacou que pretende fazer um governo para todos, mas com foco na população mais pobre. “Vamos atacar o problema fundamental, que é a desigualdade social no Distrito Federal, dando oportunidades para inserção no mercado de trabalho de forma justa e igualitária ”, disse Agnelo. “O nosso governo será para quem mais precisa, o povo pobre, os idosos, a juventude, os doentes.”

RORIZ É CANDIDATO AO GDF COM APOIO DE OITO PARTIDOS

O ex-governador Joaquim Roriz foi indicado candidato ao Governo do Distrito Federal pelo Partido Social Cristão (PSC) numa chapa formada por oito partidos (PSC/PR/PSDB/PMN/PSDC/PTdoB/PRTB/PTS) que tem como vice-governador o deputado federal Jofran Frejat (PR) e candidata ao Senado a ex-governador Maria de Lourdes Abadia (PSDB). “No tapetão, não!” discursou Roriz, depois de ter sido aclamado, atacando seus adversários: “Eu confio na Justiça do meu país e se quiserem me derrotar terão que ir às ruas pedir votos porque no tapetão não ganham”, disse.


sábado, 26 de junho de 2010

FINAL DE SEMANA AGITADO

CONVENÇÕES ÀVISTA


Sábado (26):

PRB - No Setor Hoteleiro Sul, no Hotel Nacional, a partir das 10h.

Domingo (27):

PT - No Pavilhão ExpoBrasília do Parque da Cidade, a partir das 10h.

PSDB - No Hotel San Marco, Salões Botticelli e Bernini, das 9h às 12h.

PSC - Na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, na 902 Sul, das 9h às 17h


PR - No Ginásio do Guará, a partir das 8h.


PV - No Setor Comercial Sul, Edifício Central Park, Quadra 2, Bloco E, auditório do IEL, às 10h.


Segunda-feira (28)

PPS - Na sede do partido no Conic, às 20h.


Quarta-feira (30):


PTB - No Parlamundi da LBV, a partir das 18h30h.


PTS - No salão Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, a partir das 20h30.

PPS COM AGNELO

Executiva regional do PPS acaba de decidir pela coligação do partido com o PT-DF nas eleições de outubro deste ano. A decisão deve ser confirmada na convenção do partido, marcada para segunda-feira (28), na sede do partido no Conic, às 20h.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAÇA A BRUXA

A Câmara Legislativa aprovou na tarde de ontem, em votação secreta e sessão aberta, a cassação do mandato parlamentar da deputada Eurides Brito (PMDB), por quebra de decoro parlamentar.

Foram 16 votos favoráveis à cassação, três contrários e três abstenções. O deputado Roberto Lucena (PR) não participou da votação, declarando-se impedido por ser "parte interessada". Benício Tavares (PMDB) também não compareceu à sessão e apresentou atestado médico.

Depois de declarar o resultado da votação, o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), anunciou que o resultado da "perda do mandato" será publicado no Diário da Câmara Legislativa. Os parlamentares receberam o anúncio da cassação sem manifestações no Plenário.

Eurides Brito foi eleita nesta legislatura como suplente e assumiu o mandato em definitivo em virtude da renúncia do ex-deputado Pedro Passos. Ela estava afastada da Câmara Legislativa desde 14 maio deste ano, por determinação da Justiça, em virtude do seu envolvimento nas denúncias apuradas pela Operação Caixa de Pandora. Ela foi gravada em vídeo pelo ex-secretário do GDF, Durval Barbosa, guardando maços de dinheiro na bolsa.



FESTA NO DER

Mais de mil pessoas estiveram na festa de aniversário do DER/DF, neta manhã no parque rodoviário em sobradinho, candidatos de todas as esferas compareceram ao local em busca de votos e de apoio, um dos primeiros a chegar foi o distrital Paulo Tadeu, Rodrigo Rollemberg candidato ao senado também circulou na multidão sempre acompanhado de um fotografo que acompanhava cada passo do candidato, regado a churrasco e acompanhado com mandioca e  feijão topeiro, o orgão completou 50 anos de fundação.  Acostumado de frequentar o orgão das dezenas de greves marcadas pela associação do servidores, O candidato do PT, Agnelo Queiroz se sentia em casa, a cada passo que dava, um aperto de mão e um forte abraço, marca registrada nas andanças de campanha, enquanto os outros já tinham se despedido dos amigos e apoiadores, lá estava Agnelo distribuindo beijos e abraços para a emoção de um grupo de senhoras sentadas a sombra de uma árvore que saboreavam um picolé. 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MANCHA NA COLIGAÇÃO

O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal definiu, na noite de segunda-feira (22), os nomes da legenda que concorrerão às eleições deste ano. Os dirigentes ratificaram também a aliança que concede a vaga de candidato a vice-governador ao deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB), além das vagas ao Senado Federal para o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB) e para o senador Cristovam Buarque (PDT).

A cabeça de chapa caberá ao PT, com a candidatura de Agnelo Queiroz ao GDF. As suplências para o Senado também serão do Partido dos Trabalhadores. Hélio José será o suplente de Rollemberg e Wilmar Lacerda comporá a candidatura de Cristovam. A decisão do Diretório será apresentada na convenção que ocorrerá neste domingo.

Hélio José é mais conhecido como Hélio Gambiarra -  Apoiado pelo deputado federal Geraldo Magela, ele ganhou o apelido em 1995, quando desviou energia da Companhia Energética de Brasília para oferecer um churrasco a Lula.

FEZ ÁGUA

Com a aliança consolidada entre PT e PMDB , algumas lideranças de diversas cidades ficaram sem rumo na vida partidária, a ver navios. Muitas declararam ser preferível ficar fora das eleições do que apoiar o PT. Outras dizem que irão apoiar Roriz numa espécie de apoio branco, sem fazer alardes. A cena até que seria cinematográfica, e com certeza contemplariam lideranças historicamente Rorizistas, carregando a bandeira de um candidato petista. O BLOG Conversou com uma liderança de Sobradinho, disse-me que a coisa está esquisita, que só vai contribuir com o voto. Essa mesma liderança, com qual conversei, disse que essa aliança tem tudo para ficar na história da política em Sobradinho e no DF.

CORRIDA PARA O BURITI

Começou a corrida por alianças para as eleições do DF, a grande luta partidária já começou com partidos dando seus primeiros passos na busca das coligações para outubro. Após discussões entre o presidente do PMDB Filippelii e Rosso, o deputado venceu a queda de braçoe garantiu a aliança na chapa com o PT de Agnelo Queiroz,  o PSDB da ex-governadora Abadia partiu para o contra ataque e se sentou para conversar com o também ex-governador Roriz, hoje pré candidato ao GDF. O DEM, tudo leva a crer que fechará com Roriz , outra hipótese é ter candidatura própria e lançar o deputado federal Alberto Fraga. Na composição o grupo do PT saiu na frente, além de definir as duas vagas para o senado, uma como o PSB de Rodrigo Rollemberg e a outra com o Senador Cristovam Buarque. Ao notar os passos de outros partidos o DEM também se mexeu. Marcou um  encontro cujo a pauta era a definição das candidaturas e das eventuais coligações com outras legendas. DEM, PSDB, entre outros partidos aguardam a decisão se Roriz será mesmo candidato, para tomarem rumos em 2010.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PT E PMDB

Adversários históricos no Distrito Federal, PT e PMDB vão estar juntos pela primeira vez num mesmo palanque nesta eleição na capital federal. O deputado federal Tadeu Filippelli venceu este sábado convenção do partido, que o escolheu para ser vice na chapa do petista Agnelo Queiroz.

Filippelli derrotou por 97 votos 22 o atual governador do DF, Rogério Rosso, que pleiteava o aval do PMDB para disputar a reeleição. Depois de ter o registro de candidatura rejeitado pelo próprio partido na noite de sexta-feira (18), o governador conseguiu na Justiça o direito de disputar a convenção.

Antes mesmo do anúncio oficial do resultado da convenção, um painel com a foto de Filippelli ao lado de Agnelo foi exibido. Durante a contagem de votos, os dois aguardavam juntos numa sala do CREA-DF, em Brasília.

Para Rosso, ao insistir na aliança com o PT, o PMDB perde a oportunidade de ter candidatura própria com chances de vitória. "Infelizmente o PMDB se colocar como ator coadjuvante", reclamou Rosso, que contou com a ajuda de Filippelli para ser eleito governador em abril --após as renúncias do então governador José Roberto Arruda (ex-DEM) e do vice, Paulo Octávio (ex-DEM), ambos investigados por comandarem um esquema de corrupção.

Filippelli, por sua vez, afirma que as ações políticas de Rosso nos primeiros 60 dias de governo foram equivocadas, prejudicando uma coalizão que possibilitaria o PMDB encabeçando uma chapa na disputa pelo Palácio do Buriti. Além disso, ao defender a vaga de vice na candidatura do petista Agnelo Queiroz, Filippelli diz estar respeitando um entendimento do PMDB nacional.

Protagonistas de embates históricos, PT e PMDB foram adversários em todas as eleições do Distrito Federal desde 1990. Questionado se será possível acabar com a rivalidade dos filiados, Filippelli diz já foi "superado o maior desafio" que era costurar a aliança. Expulsão

Apesar de garantir que o PMDB-DF não ficará rachado após as convenções, Filippelli foi categórico em dizer que o governador desonrou o compromisso de não se candidatar, firmado durante as eleições indiretas.

Por terem insistido em participar da convenção, o governador Rogério Rosso e a vice Ivelise Longhi vão enfrentar um pedido de expulsão dos dois no Conselho de Ética do PMDB.

"É perfeitamente normal uma mudança de opinião quando interesses particulares se sobrepõem aos coletivos", justificou Rosso, dizendo que rompe "quantos acordos forem necessários se perceber que estão prevalecendo interesses individuais"



INDEFINIÇÕES

Com o fim da namoro entre PT e PMDB que acabou terminando em casamento, e com as outras vagas de senadores distribuídas com aliados as atenções agora se voltam para as suplências de senadores, o PT faz reunião hoje para bater o martelo e não abre mão das vagas, PC DO B E PRB estão de olho e se dizem injustiçados, o pré-candidato Agnelo faz cara que não sabe, mais a preferência dele é que sejam distribuídas entre os partidos e deixa a bola para os presidentes dos partidos decidirem e baterem o martelo. 

PV TERÁ CANDIDATO PRÓPRIO

O PV do Distrito Federal andava meio desanimado com os rumos da pré-campanha a presidente de Marina Silva, mas depois das últimas aparições da candidata em entrevistas, debates e a escolha do vice, Guilherme Leal, os verdes brasilienses já falam em ter candidato ao GDF. O provável escolhido pode ser o presidente regional do partido, Eduardo Brandão.

Turbinados por uma pesquisa encomendada pelo PV-DF, onde 17% das intenções de voto são de Marina Silva. Brandão avalia que este percentual credencia o PV a montar um palanque para Marina Silva. É bom lembrar que Brasília tem em média, 600 mil evangélicos, segmento religioso do qual Marina é seguidora.

Brandão é engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília (UnB), nascido no Rio de Janeiro, mas radicado em Brasília desde 1958.

sábado, 19 de junho de 2010

PROPAGANDA FORA DE ÉPOCA

A propaganda eleitoral oficial só começa mesmo em julho, mais basta dar uma volta pela cidade para ver o que não era pra ver, autdors são vistos com frequência em todo o DF, em frente ao balão da escola fazendária por exemplo é possível ver um dos grandes do pré candidato pelo PSC, Siqueira Campos, com os dízeres pode confiar, na verdade trata-se de uma propaganda de uma de suas lojas, revendedoras de pneus, mais para quem sabe ler um pingo é letra. Alô TRE...

CLIMA QUENTE NO PMDB

Logo na entrada do local já dava uma noção de como seria o  dia na convenção do PMDB, favoráveis a Rosso eram a maioria, com camisetas como os dízeres : PMDB com candidatura própria, dois trios elétricos disputavam a preferencia dos convencionais, um maior favorável a Rosso e um pouco menor a Filippelli, e o clima esquentou mesmo, a primeira a discursar foi a vice governadora Ivelise Longhi, o PMDB não quer ser coadjuvante, mais sim o papel principal nesse filme, discursava a ex- deputada, logo em seguida foi a vez de Rosso, independentemente de qual seja o resultado, o PMDB segue unido, porém a fala do governador foi interrompida por uma grande confusão,  em frente ao trio elétrico manifestantes contrários a chapa de Filippelli partiram para o ataque, daí em diante o que se viu foi Rosso chamando incansávelmente a polícia e uma grande confusão formada, um homem saiu ferido e duas pessoa foram presas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PARTIDOS POLÍTICOS EM AÇÃO

Confira agenda das convenções regionais no Distrito Federal (atualizada):
Dia 19 (sábado):
PMDB - No CREA, na 902 Sul, às 9h.
PSB - Espaço Cultural da 508 Sul. A partir das 9h.
PDT - Sede nacional do partido, no SAFS, às 9h.
PSOL - Na Câmara Legislativa, às 9h.
PCdoB - No Clube dos Previdenciários, na 712/912 Sul, a partir das 9h.
Dia 20 (domingo):
PSL - No CAVE, Guará, das 9h às 13h.
Dia 21 (segunda):
PSDC - No Clube dos Previdenciários, na 712/912 sul, às 19h.
Dia 24 (quinta):
PTdoB - Às 9h na sede do partido no Conic.
Dia 26 (sábado):
PRB - Pela manhã, no Hotel Nacional.
Dia 27 (domingo):
PT - No Parque da Cidade - Pavilhão ExpoBrasília, às 10h.
PSC - No Sesc da 902 Sul, a partir das 9h.
PMN - Local ainda a ser definido.
PR - No Teatro de Arena do Guará, a partir das oito da manhã.
Dia 29 (terça-feira):
PTB - Na sede do partido no Hotel Bonaparte, às 19h.

VUVUZELAS

O final de semana promete ser um dos mais agitados e eletrizantes dos últimos tempos, com diversas convenções marcadas e planejadas, mais sem dúvidas as atenções estaram todas voltadas para a convenção do PMDB e haja expectativa, principalmente com a decisão do governador Rogério Rosso em se lançar candidato pelo seu partido a reeleição ao Butiti.O embate colocará frente a frente o criador e a criatura, uma vez que Filippelli foi o mentor da vitória de Rosso. No serpentário político há duas teses em ação: Ou Rosso quer um grande espaço no governo Agnelo como secretarias e administrações regionais, e estaria fazendo barulho e a segunda seria o ex- governador Roriz, com a decisão do TSE/ficha limpa, o ex- governador estaria por trás da manobra, uma vez que Roriz estaria inelegível até 2023. Verdadeiramente este fim de semana será teste para cardíaco nenhum botar defeito.

DECISÃO DO TSE ATINGE POLÍTICOS DE BRASÍLIA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 17, que os políticos condenados por órgãos colegiados antes de sancionada a Lei da Ficha Limpa também estão inelegíveis. As mudanças na lei, portanto, não valem somente para aqueles políticos que forem condenados a partir da sanção e publicação da norma, em 7 de junho deste ano.
Na lista dos barrados em decorrência dessa decisão do TSE está, por exemplo, o deputado Paulo Maluf (PP-SP), condenado por improbidade administrativa. Além dos casos de condenação, a lei vale também para os parlamentares que renunciaram ao mandato para evitar processos de cassação por quebra de decoro. Esta lista é extensa: o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC) e os ex-deputados distritais Junior Brunelli e Leonardo Prudente, flagrados recebendo dinheiro do mensalão do DEM.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

VARJÃO E SÃO SEBASTIÃO TERÃO INTERNET GRATUITA

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) esteve reunido, nesta quinta-feira (10), com representantes do Varjão, de São Sebastião e da Universidade de Brasília (UnB) para verificar o andamento do projeto que levará internet banda larga gratuita à população das duas cidades. Rollemberg é autor da emenda parlamentar que destina cerca de R$ 200 mil para a execução desta proposta, que ficará a cargo da UnB.

Na avaliação do líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg, disponibilizar internet por meio de banda larga e gratuita para a população do Distrito Federal (DF) deve ser prioridade do próximo governo. “Precisamos garantir internet, com conexão banda larga, de graça para qualquer cidadão. A internet pode fazer uma grande diferença na vida da população”.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PT E PMDB III

O grande desafio do presidente do PMDB no DF será vencer a resistência de alguns aliados, incluindo o governador Rogério Rosso. Especulações apontam que seria oferecido a Rosso, espaço generoso na administração federal caso Dilma Rousseff ganhe a presidência. “Pode ser até um ministério ou uma diretoria numa grande estatal, como também uma secretária importante no governo de Agnelo Queiroz”, reafirma um petista. Só que até agora, Rosso permanece calado e este silêncio está intrigando muita gente, tanto no PT bem como entre aliados.

O anúncio da união entre PMDB e PT, contou com as presenças do presidente nacional peemedebista, Michel Temer e do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. O desenho da chapa já está definido, salvo maior problema: Agnelo Queiroz, governador, Tadeu Filippelli (PMDB), vice, deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e o senador Cristovam Buarque (PDT), Senado. A coligação ainda terá o apoio do PCdoB e do PRB.

PT E PMDB II

O fato é que, ao sair de cena José Roberto Arruda e Paulo Octávio, o caminho ficou livre para que Filippelli saísse dos bastidores e viesse para os holofotes. Sem a sombra de Arruda e a tutela de Roriz, o caminho estava livre para se aproximar de uma legenda que não fosse se coligar com Roriz. Veio a crise política e as coisas melhoraram tanto que o assédio tornou-se quase diário, conta um amigo.

Ao perceber que Lula iria forçar uma aliança com o PMDB, Filippelli ampliou as conversas com o então presidente do PT-DF, Chico Vigilante que, no início, achava um “verdadeiro delírio”. Filippelli insistiu assimilou pragmaticamente e venceu a ideologia petista.


PT E PMDB I

A frase “nunca vou ajudar estes petistas”, ditas centenas de vezes pela militância peemedebista e rorizistas de carteirinha, já faz parte do passado. O anúncio da união entre o PT e PMDB feito na quinta-feira, 10, soterra definitivamente o passado de embates entre o vermelho e o azul. será?A partir de agora, o PMDB faz sua depuração, “Vamos fazer a gata parir”. Assim será mais ou menos a depuração do novo PMDB. Deve começar pelos citados na Operação Caixa de Pandora que não teriam a mínima condição de pedir voto acompanhado de petistas. Sem contar o quanto teriam que explicar aos eleitores, a maioria ligada ao ex-governador Joaquim Roriz. “A banda contaminada do PMDB deve pegar o boné e procurar Roriz”, conta um petista histórico que vê perfeitamente normal lutar pela manutenção do poder.

Por sua vez, a lata de siri ideológico que, num passado recente o PT carregava, se aproxima cada vez mais da social democracia, ficando parecido com o PSDB e PMDB. O PT não terá, a partir deste arranjo imposto pelo presidente Inácio Lula da Silva, nenhum discurso condenando o passado de qualquer sigla.

As pessoas que acompanham a política do Distrito Federal, têm as mais variadas análises. Uma minoria condena a união entre adversários históricos, já uma boa parcela acredita que, se a dupla Agnelo Queiroz/Tadeu Filippelli ganharem a disputa, o cenário político do DF dá uma guinada de 180 graus. “Todo o conjunto de forças, principalmente os organizados, terão que se aproximar desta nova configuração eliminando de vez a era Roriz”, conta um petista. Mais do que conquistar uma vaga que a rigor não necessita de muito esforço para ser eleito, já que este papel fica mais na conta do candidato ao governo, Tadeu Filippelli está sendo analisando como um estrategista hábil. Ao se aproximar do PT, primeiro com Geraldo Magela, companheiro na Câmara Federal, ele mirou no futuro pois sabia que o então governador José Roberto Arruda, não teria como construir uma aliança com o PMDB tendo ele como vice. O máximo que Filippelli poderia alcançar com Arruda, seria a vaga de senador. A partir desta contestação, bem antes de estourar a Operação Caixa de Pandora, Filippelli já desenhava um caminho para o PMDB que não fosse marchar com o ex-governador Joaquim Roriz. “Sorte e a boa estrela ajudaram Filippelli a eleger Rogério Rosso governador, com isso reforçou a importância do PMDB em qualquer negociação política”, conta um aliado.


DISPUTA AO SENADO E APOIO A RORIZ

Conforme o blog  públicou há duas semanas, Maria de Lourdes Abadia (PSDB) vai mesmo disputar o Senado e marchar com Joaquim Roriz (PSC). O presidente nacional dos tucanos, senador Sérgio Guerra bateu o martelo na sexta-feira, 11. Ele quer apresentar o nome de Abadia aos aliados PSC, PPS e DEM o mais rápido possível a fim de garantir a viabilização de alianças ao GDF.

A definição pelo nome de Abadia foi facilitada pelas últimas pesquisas já que a tucana aparece entre os outros dois mais cotados para o cargo, que são Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Levantamento realizado pelo Instituto Soma dá 20% das intenções de voto para a ex-governadora.

O acordo foi fechado na quinta-feira, 10, na residência de Roriz, no Park Way, conforme noticiou o Correio Braziliense. Sérgio Guerra, disse que o PSDB não lançaria uma chapa de "terceira via" e que, para oficializar apoio a Roriz, teria de sentar e conversar também com o DEM, aliado nacional da sigla. "Não podemos desprezar a importância de um candidato que possui cerca de 40% das intenções de votos nas pesquisas”.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO

O petista Swedenberger Barbosa lançará, no dia 17, o livro Bioética no Estado Brasileiro, pela Editora Universidade de Brasília. O lançamento será, às 19h, no Bar Brahma Brasília (201 Norte). Swedenberger é formado em odontologia e pós-graduado em Saúde Pública. Ele foi fundador e dirigente do PT em Brasília e secretário de Governo do DF no governo petista. Atualmente, é assessor especial da Presidência da República

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AGNELO E FILIPELLI ENFIM JUNTOS

O PT e PMDB acabam de anunciar publicamente a união entre os dois partidos para a disputa ao Governo do Distrito Federal. No evento que reuniu a direção nacional das duas legendas, foi confirmada a chapa que terá Agnelo Queiroz como candidato à chefia do executivo e o deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB) como vice. Os nomes do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e do senador Cristovam Buarque (PDT)também foram confirmados na composição da chapa. Ambos concorrerão ao Senado Federal.
O anuncio ocorreu depois de vários ensaios de uma composição ente o PT e o PMDB, iniciados após a eleição de Rogério Rosso (PMDB) para o mandato tampão, em abril.
Durante o evento, Agnelo Queiroz afirmou que a reprodução da aliança nacional é a chance de o PT retomar o governo do DF. Cristovam Buarque ressaltou já ter participado de eleições para marcar posição, para vencer, mas que considera a disputa desse ano do tipo em que não se pode “em hipótese alguma ser perdida”.
Os presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e do PMDB, Michel Temer, participaram da reunião que antecipou o anuncio da dobradinha entre os dois partidos.

PSDB LANÇA ABADIA PARA O SENADO


Maria de Lourdes Abadia foi lançada oficialmente na tarde desta quinta-feira (10/6) como candidata ao Senado pelo PSDB. O presidente do partido, Sérgio Guerra, pretende apresentar o nome da candidata aos aliados PSC, PPS e DEM rapidamente para definir as futuras alianças para o governo do DF.
Essa medida significa que o lançamento não se tratou de um apoio imediato à Roriz, mas sim de um ponta pé inicial para as negociações.
O nome da ex-governadora do DF está entre os mais cotados às duas vagas para o Senado nas eleições deste ano. Os outros são os de Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB).
No último dia 25, os tucanos ficaram empolgados com o desempenho em uma pesquisa do Instituto Soma, na qual Abadia aparecia em segundo lugar, perdendo apenas para o senador Cristóvam Buarque (PDT). Em outros indicadores, a ex-governadora aparece sempre acima dos 20% das intenções de voto

AGENDA

A Fibra lançou ontem, na sede da entidade, a 8ª edição da Agenda Legislativa da Indústria. O documento traz as posições do empresariado sobre 32 projetos de lei considerados prioritários em tramitação na Câmara Legislativa. Durante o lançamento, o presidente da federação, Antônio Rocha, pediu aos deputados distritais celeridade na votação do projeto que regulamenta no DF a lei geral das micro e pequenas empresas. Rocha também disse que o pacote de desoneração fiscal enviado pelo GDF ao parlamento local vai fortalecer as empresas de Brasília e gerar emprego e renda, caso seja aprovado. Duarante o evento o presidente da entidade chamou o pré candidato ao governo do DF, pelo PT Agnelo Queiroz de governador  e o deputado federal Tadeu Filipelli de vice governador, para quem não sabe Antônio Rocha é filiado ao PSB e  segundo plano, caso a coligação entre petistas e o PMDB não decole.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAPRICHOSO E GARANTIDO

Tudo indica que a disputa eleitoral pela cadeira do Palácio do Buriti será novamente entre Caprichoso e Garantido. Ou seja: de um lado o azul do ex-governador Joaquim Roriz (agora PSC) e do outro, o vermelho do PT com Agnelo Queiroz, se não houver mais transtorno no caminho do “bom baiano brasiliense” como brincam os amigos. Roriz e o PT já estão se tornando os verdadeiros bois-bumbás do Distrito Federal, com direito até a torcidas organizadas. Esta polarização e o furacão que arrasou Brasília politicamente, com a Operação Caixa de Pandora, empurram estes blocos a se confrontarem na arena das urnas.

Mesmo diante deste quadro, na semana passada fervilhou nos bastidores a especulação de que uma nova frente seria formada com o PMDB na cabeça de chapa, PSDB, PP, PPS e DEM, fazendo contraponto entre o vermelho e o azul. A esperança desta via é quebrar a tensão existente na política do DF, hoje, pautada pelo delator-mor, Durval Barbosa.

Mas o PT de hoje perdeu sua história de heroísmo e radicalismo juvenil que empolgavam a classe média, mobilizavam os descapitalizados com suas bandeiras tremulando em passeatas de protesto, o mais simples que fosse, mas demonstrando que era possível construir um mundo novo. Parece que esqueceram de vez o brio da sua história. Hoje, os tempos são outros, inverteram a equação ao conquistar o poder: de restaurantes queixos de porco, direto para os salões acarpetados onde os caros vinhos ditam o status do dinheiro farto.

Do lado de Roriz, a avalanche de denúncias afasta possíveis financiadores de campanha, não só por ser Roriz, mas sobretudo pela marcação implacável de uma força-tarefa de promotores e policiais, tanto federal quanto da Polícia Civil do DF. Eles estão em busca de provas de que foi nos governos de Joaquim Roriz que “tudo começou”.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

EURIDES CONDENADA POR IMPROBIDADE

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve condenação contra a deputada Eurides Brito (PMDB) por improbidade administrativa praticada no exercício do cargo de secretária de Educação, entre 1999 e 2002, durante um dos governos de Joaquim Roriz (PSC). Em decisão da última terça-feira, a 4ª Turma Cível do TJDFT confirmou também condenação imposta às ex-secretárias Anna Maria Villaboim e Maristela Neves, que atuaram na equipe de Roriz na mesma pasta, por contratação irregular de professores.

Na ação, protocolada em 2005, o então procurador-geral de Justiça do DF, Rogério Schietti, e o promotor Alexandre Sales sustentaram que a secretaria de Educação firmou sucessivos contratos com professores entre 1999 e 2003, quando havia profissionais aprovados em concurso aguardando para serem chamados. Os contratos temporários teriam provocado um prejuízo de R$ 25.397.111,26. De acordo com o Ministério Público, esse tipo de contratação deve atender a excepcionalidades e situações emergenciais. Mas teria sido adotado corriqueiramente.

O TJ reconheceu a irregularidade, mas, ao julgar apelação das ex-secretárias, os desembargadores excluíram a pena de suspensão dos direitos políticos por cinco anos que havia sido decretada pelo juiz Giordano Resende Costa, 6ª Vara de Fazenda Pública do DF, em janeiro de 2009. Ainda reduziram o valor da multa imposta como punição. O juiz havia estabelecido para cada uma das acusadas a devolução de valor correspondente a 30 vezes o salário de secretária de Educação.

A 4ª Turma Cível do TJDFT alterou para 10 vezes o salário em relação a Eurides, ou seja, cerca de R$ 60 mil, mais correção monetária. Villaboim e Maristela pagarão metade desse montante. Elas também estão proibidas de firmar contratos com o Poder Público e de receber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Na defesa, Eurides, Villaboim e Maristela — esta atualmente chefe de gabinete da deputada Jaqueline Roriz (PMN), filha do ex-governador — alegaram que agiram com base na Lei Distrital nº 1169/96, que permitia a contratação de pessoal por tempo determinado para atender necessidade de excepcional interesse público. O TJDFT entendeu que a lei, já declarada inconstitucional, não fornecia embasamento para as contratações durante cinco anos seguidos, o que não caracterizaria excepcionalidade, mas falta de planejamento. Em nota, Eurides alega que as penalidades imputadas a ela se devem exclusivamente ao cumprimento de uma lei, aprovada durante o governo de Cristovam Buarque, para resolver o problema de contratações temporárias de professores. A parlamentar pretende recorrer da decisão no Superior

terça-feira, 1 de junho de 2010

MOVIDOS PELA FÉ

A Festa do Divino Espírito Santo movimentou a vida da comunidade católica do Distrito Federal e, em especial, a de Planaltina-DF. Entre milhares de participantes desse momento cristão, estavam lá o ex-governador Joaquim Roriz, o pré candidato Agnelo Queiroz, e dezenas de candidatos à distrital e a federal no sábado (22), durante o encontro de bandeiras na Praça da Matriz da Igreja de São Sebastião. Esse encontro pode ser considerado como um dos pontos altos da festa, por ser o momento em que os foliões da cidade se encontram com os da roça, aqueles que estiveram fazendo pousos em fazendas distantes.

COM A SAÍDA DE RAAD EURÍDES RESPIRA

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) permanece sem liderança. Após a saída do deputado Raad Massouh (DEM) da presidência, a comissão parou. Isso impede a convocação de reunião que examine a admissibilidade da ação contra a deputada Eurides Brito, que responde processo por quebra de decoro parlamentar, e em consequência a distrital ganha fôlego. Já se fala em novo lance de blindagem da distrital peemedebista.

Após se desentender com seus correligionários – Eliana Pedrosa e Paulo Roriz – que integram o recém-formado bloco independente, Raad Massouh foi retirado do posto. Em um acordo informal entre os parlamentares, seguindo a regra da proporcionalidade partidária, o Democratas assumiu a presidência da CCJ, posto que pode ser retirado.

Segundo informações de bastidores, os deputados da base governista que integram a comissão - Cristiano Araújo (PTB), Batista das Cooperativas (PRP) e Benício Tavares (PMDB) – estariam costurando novo formato para a CCJ. Benício Tavares seria o indicado para compor a vaga. Ele nega. "Nunca", limitou-se a dizer.



CRESCIMENTO DE CANDIDATOS ALTERNATIVOS


A mais nova rodada de pesquisas do Exata Opinião Pública, registrada no TRE-DF sob o número 13.663/2010, mostra uma estagnação dos votos dos dois líderes na corrida ao Buriti. Joaquim Roriz (PSC) e Agnelo Queiroz (PT) mantiveram a faixa de votação no primeiro turno, apurada na pesquisa realizada em abril, e seguem tecnicamente empatados num possível segundo turno. A novidade da coleta de dados foi o crescimento de outras candidaturas ao GDF, especialmente as de Alberto Fraga (DEM) e de Gim Argello (PTB).

Desta vez, o Exata simulou três cenários para a pesquisa estimulada a governador do DF. No primeiro, Roriz lidera com 35,1%, à frente de Agnelo, que tem 25,7% de intenções de voto. Em terceiro aparece Alberto Fraga (DEM), com 10,4%, crescimento de quase quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Toninho do Psol tem 2,9%. Há 13,4% de eleitores indecisos e 12,5% pretendem anular o voto.

O segundo cenário trocou de Fraga pelo deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB). Neste caso, Roriz sobe para 36,8% e Agnelo mantém os 25,7%, Filippelli ficou com 6% e Toninho do Psol caiu para 2,6%. Indecisos somam 16,8% e nulos são 12,1% dos entrevistados. O terceiro cenário colocou o senador Gim Argello (PTB) como candidato. Roriz e Agnelo mantiveram os 36,8% e 25,7%. Gim alcançou 6,2% e Toninho do Psol manteve os 2,6%. Indecisos ficaram em 16,8% e nulos, 11,9%.

O Exata também realizou, pela primeira vez, uma pesquisa espontânea para governador. Nela., há 59,4% de eleitores indecisos. Entre os 40,1% que declararam voto, Roriz lidera, com 18,1% de citações, e Agnelo vem em segundo, com 9,4%. Na sequência, Cristovam Buarque (PDT) e o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) obtiveram 2,5%. O governador Rogério Rosso (PMDB), com 1,9% e o deputado José Antônio Reguffe (PDT), com 1,5%, foram outros citados por mais de 1% dos entrevistados.



ARRUDA NA PLAIBOY

Quem recebeu o convite para posar nua na revista masculina plaiboy foi nada mais nada menos que a ex- primeira dama do DF, Flávia Arruda, por enquanto ela disse que está apenas dedicada a cuidar do marido, por enquanto!