quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FIM DA GREVE DOS METROVIÁRIOS

Após 37 dias de paralisação, os metroviários do Distrito Federal devem retomar hoje as atividades normais. Foi o que determinou a 1ª Sessão Especializada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região em reunião extraordinária, realizada na manhã de ontem, para julgar o dissídio da categoria. Apesar da determinação de volta imediata ao trabalho, os servidores saíram do julgamento com saldo positivo, já que a greve não foi considerada abusiva e eles tiveram a garantia de receber pelos dias não trabalhados. A direção do Metrô-DF e os empregados terão 15 dias para encontrar uma solução definitiva para o caso e, conforme o entendimento do TRT, isso passa pelo atendimento dos itens firmados no acordo coletivo, no início do ano passado.

Uma assembleia convocada para a noite de ontem, na Praça do Relógio, em Taguatinga, definiu a posição da categoria e encerrou o movimento, a maior greve de metroviários já realizada no Brasil. Ao decidir pela interrupção da paralisação, o Sindicato dos Metroviários do DF (Sindimetrô-DF) se resguarda da multa diária de R$ 20 mil, estabelecida pela Justiça em caso de descumprimento do que foi acordado ontem. A punição também vale para o governo. A parte que cabe imediatamente aos trabalhadores é a retomada do atendimento aos cerca de 160 mil pessoas que utilizam o metrô diariamente no DF.

Os grevista fizeram da população reféns de um jogo político e arcaico, assaltaram a integridade e a ética, precisam ser punidos.

Nenhum comentário: