sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FUNDO RURAL

G1

O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (6) a regulamentação de um fundo de incentivo à produção agrícola no Distrito Federal. A inciativa vai atender a 19 mil propriedades rurais, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal.

O Fundo de Aval do DF (FaDF) foi sancionado pelo governador Agnelo Queiroz, na última semana de dezembro. De acordo com o GDF, os recursos do fundo virão das taxas cobradas pela concessão de uso dos imóveis rurais.
 
A Secretaria de Agricultura do DF estima que, em 2012, os recursos disponíveis alcancem aproximadamente R$ 3 milhões. O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, explica que o fundo vai funcionar como uma espécie de fiador dos produtores rurais. Valadão disse ainda que o produtor que tiver interesse poderá complementar até 50% do total do investimento pretendido com os recursos da iniciativa.
"Sem dúvida, é uma opção muito importante. Hoje, os agricultores locais que precisam de um aval financeiro têm dificuldades em dar garantias aos bancos. A partir de agora, eles terão condições de investir e produzr mais", ressalta.
Para participar, é necessário ter como fonte de renda a agricultura familiar, residir em propriedade rural ou em comunidade próxima a ela e não ter o nome com restrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serviço de Consulta a Pendências e Protestos Exclusivo para Empresas (SerasaExperian).

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, a maior parte da produção rural no DF é de hortaliças, soja, milho e feijão, alem da avicultura e da suinocultura. "A ideia é ótima, excelente. Se o fundo realmente tiver os recusos necessários, a ajuda será grande", comemorou o presidente da Federação, Renato Lopes.

Nenhum comentário: