domingo, 16 de maio de 2010

PT I

O sábado (15) foi de muito debate no Templo da Boa Vontade, na 915 Sul. No auditório, os 350 delegados do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal discutiram a política de alianças para as próximas eleições. No início da noite, decidiram seguir a estratégia nacional do partido e abrir possibilidade de coligação com as legendas que fazem parte da base de apoio ao governo federal e à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. "Essa decisão demonstra a maturidade política do partido, uma vez que permite a formação de um grupo forte para conquistar a vitória de Dilma e do companheiro Agnelo Queiroz", avalia o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo.

O Encontro Regional do partido começou às 10h com a presença do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. Ele fez uma análise da conjuntura política e disse que era preciso repetir nos Estados as alianças feitas em nível nacional. Na parte da tarde, as diversas tendências que formam o partido se reuniram com seus representantes e apresentaram as propostas de tátical eleitoral. "Tivemos um encontro com grandes e inflamados debates, mas prevaleceu nossa estratégia de priorizar a eleição da companheira Dilma e do companheiro Agnelo", explica Arlete Sampaio.

A resolução apresentada defendia justamente a realização de uma ampla aliança no Distrito Federal com os partidos da base do governo Lula. Além disso, permitia a oferta das duas vagas para a disputa do Senado Federal às legendas aliadas. A aprovação dessa resolução foi garantida pela grande maioria dos delegados eleitos no Processo de Eleição Democrática (PED) de novembro de 2009. O pré-candidato do PT ao governo do DF, Agnelo Queiroz, elogia a decisão: "A resolução mostra que estamos sintonizados com o projeto nacional e cria condições absolutas para vencermos no DF e formarmos grandes bancadas nas Câmaras Legislativa e dos Deputados e no Senado Federal".


Nenhum comentário: