quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CASAMENTO ENTRE PETISTAS

É muito útil para a população do Distrito Federal eleger um governador do mesmo partido do presidente da República. Em momentos anteriores, quando isso não ocorreu, foram muitos os problemas, tanto para o governo brasiliense, como para o governo federal, mas também para a sociedade.

Assim, a eleição de Agnelo Queiroz (PT), com 66% dos votos, para governador do DF, em paralelo à escolha da petista Dilma Rousseff para presidente da República, é motivo de comemoração dupla em Brasília.

Há memória da década de 90, quando o então governador Joaquim Roriz não se afinava com o então presidente Itamar Franco. Depois, de 1994 a 1998, o governador foi o petista Cristovam Buarque, com entendimento meio difícil com o tucano Fernando Henrique Cardoso.

Quanto Roriz voltou ao governo, de 1998 a 2002, a relação com FHC era tão boa, que este mandou para o Congresso Nacional o projeto aprovado no último ano de governo, criando o Fundo Constitucional do DF. Este Fundo é tão poderoso que, do orçamento de R$ 13 bilhões do DF para 2011, cerca de R$ 8 bilhões vêm dele.

O DF teve Roriz como governador, ainda, de 2003 a 2006, convivendo de forma difícil com o presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

De 2007 em diante, Lula tentou relacionar-se amistosamente com o governador José Roberto Arruda, do DEM, mas deu no que deu.

Agora, Dilma e Agnelo têm a chance de fazer uma administração casada, conjugada, na qual o Distrito Federal possa servir de apoio ao Palácio do Planalto e a toda a estrutura do governo federal - sem crises. Esta é a esperança da população brasiliense, inclusive com a manutenção integral do Fundo Constitucional do DF, que em meio à crise do governo Arruda andou sofrendo ameaças na sua estrutura básica.

Um comentário:

PEDRO DUTRA disse...

ERA A CHANCE QUE TODOS NÓS QUERÍAMOS, UM GOVERNO FEDERAL ALIADO COM O DO DF, VAI ARREBENTAR...