sábado, 24 de dezembro de 2011

FUNCIONÁRIOS DO METRÔ SÃO AFASTADOS

Dezesseis funcionários do Metrô do Distrito Federal foram afastados temporariamente de suas funções por suspeita de planejarem sabotar as operações da companhia, interrompendo a circulação de trens. Os metroviários da capital federal estão em greve desde o último dia 12.
Segundo a assessoria da companhia, os servidores não voltarão ao trabalho até que a Polícia Civil apure se, de fato, são eles os autores das mensagens publicadas em um site de relacionamentos pessoais. Conforme noticiou o jornal Correio Braziliense, alguns usuários do site, supostos funcionários do Metrô-DF, planejavam sobrecarregar a capacidade energética de operação das linhas, interrompendo assim o funcionamento dos vagões.
Além de acionar a Polícia Civil, que instaurou um inquérito para investigar a denúncia, a companhia também apresentou uma notícia-crime ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Na sexta-feira (23), o Metrô-DF divulgou uma nota na qual diz que “a segurança do sistema metroviário está preservada e todos os procedimentos executados, rotineiramente, estão sendo reforçados”.
O Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô/DF) informou que, “se confirmado, o episódio se trata de um fato isolado em que pessoas que não representam o sindicato e os demais trabalhadores emitem opiniões pessoais”. A entidade adianta que caso se comprove que os autores das mensagens são metroviários sindicalizados “o descuido e os exageros” serão analisados pelo Conselho de Ética do sindicato. Segundo a entidade, não existe qualquer possibilidade de se sabotar o sistema metroviário.
O Sindmetrô/DF diz que, ao contrário da denúncia, a greve que já dura 13 dias passa “quase que despercebida” pela direção da companhia. Já o Metrô-DF, em nota, sustenta que a paralisação ocorre em um momento “inoportuno”, já que a data-base da categoria está marcada para abril.

Nenhum comentário: