sábado, 17 de dezembro de 2011

METROVIÁRIOS MANTÉM GREVE

Os metroviários decidiram manter a greve após assembleia realizada nesta sexta-feira (16). A decisão aconteceu após realização de audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) e do Metrô, além do presidente do tribunal. De acordo com o Diretor de Comunicação do Sindmetro, Anderson Pena de Oliveira, a empresa não apresentou nenhuma proposta de acordo. Dado o impasse, o Presidente do TRT, Ricardo Machado, propôs que os trabalhadores voltassem ao trabalho e retomassem a negociação em janeiro, com acompanhamento do Ministério Público, mas a proposta foi rejeitada pelos metroviários na assembleia.
 De acordo com o Sindmetro, cerca de 95% dos trabalhadores aderiram à paralisação. Seguindo o determinado em lei, 30% dos metroviários continuam trabalhando para manter o metrô em funcionamento. Na audiência desta sexta-feira, o presidente do TRT determinou que mais dois trens sejam colocados em circulação diariamente. Caso a determinação não seja cumprida, o sindicato será multado em R$ 1 milhão por dia.
 Segundo o Sindmetro, os metroviários aguardam propostas do Metrô de melhorias para voltar ao trabalho. Dentre as reinvidicações da categoria estão aumento salarial, melhorias no sistema de trens, estações e manutenção, cumprimento de acordo coletivo e a execução de um concurso público para contratar mais funcionários.

Nenhum comentário: