O ex-governador Joaquim Roriz enfrenta mais uma batalha, só que fora do campo jurídico. Trata-se da onda de boatos de que não chega até o fim na disputa pelo governo do Distrito Federal. Ora afirmam que Durval Barbosa, vai acabar abrindo o bico e denunciando Roriz como pioneiro na compra de deputados e outros graúdos da administração pública. Noutra onda, acreditam que o processo que resultou em sua renúncia ao Senado em 2007 vai colocá-lo no olho do furacão político.
Adversários de Roriz acreditam e espalham a versão de que as denúncias de Durval sobre os desvios de dinheiro público na área de informática logo alcançarão a gestão de Roriz. Os promotores, dizem os opositores de Roriz, “logo que destrincharem o esquema no governo de Arruda, vão centrar as investigações no governo de Roriz”. Eles partem da constatação de que entre 2000 e 2006 foram gastos com informática na gestão Roriz R$ 1,9 bilhão enquanto que no período de Arruda, foram R$ 490 milhões.
Outro fato largamente difundido na semana passada re-gistra que os acusadores de Arruda, ex-secretário de Relações Institucional Durval Barbosa e o jornalista Edson Sombra, são aliados do ex-governador e por isso dinamitaram o favoritismo de Arruda e seu esquema de controle político nos partidos. Os desafetos políticos do ex-governador vão além e relembram o episódio em que, assim que Durval ficou sabendo que estava sendo bisbilhotado por policiais, supostamente a mando de Arruda, fez um acordo com o Ministério Público e contou toda a trama, mas omitiu o período em que era presidente da Codeplan. Segundo consta, Durval vem assumindo perante os promotores e a Polícia Federal que Roriz realmente não sabia de nada quando ele começou o esquema na Codeplan. Tudo meio angelical.
Uma fonte contou ao http://www.politicanodf.blogspot.com/ na sexta-feira, 19, que o Ministério Público e os federais apertaram Durval durante sete horas de depoimento e que, sim, pode acabar respingando lama em Roriz. Lama grossa. “Erada”.
Roriz anda assustado e chegou a temer ser preso. Mas auxiliares dizem que, apesar do desgaste político, o acusadíssimo político deve disputar o governo. Este otimismo é baseado nas variadas pesquisas que são feitas por diversos veículos de comunicação e entidades de classe. Em todas Roriz aparece em primeiro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário