segunda-feira, 29 de março de 2010

RORIZ NA VALA DA JUSTIÇA COMUM

O des­ti­no po­lí­ti­co do ex-go­ver­na­dor Jo­a­quim Ro­riz (PSC) pas­sa a ser tra­ça­do pe­la Jus­ti­ça co­mum a par­tir de ago­ra. A mu­dan­ça de fo­ro pri­vi­le­gi­a­do foi de­ci­di­da no dia 16, pe­los de­sem­bar­ga­do­res do Con­se­lho Es­pe­ci­al do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Dis­tri­to Fe­de­ral, ao ne­gar re­cur­so im­pe­tra­do pe­lo de­la­tor-mor Dur­val Bar­bo­sa, um dos in­ves­ti­ga­dos no pro­ces­so de 2002, quan­do Jo­a­quim Ro­riz dis­pu­tou o go­ver­no.
No pro­ces­so, Ro­riz é acu­sa­do de uso do di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra cus­te­ar sua cam­pa­nha. Além de Ro­riz e Dur­val, tam­bém es­tão sen­do in­ves­ti­ga­dos o de­pu­ta­do fe­de­ral La­er­te Bes­sa (PSC) e vá­rios ex-ser­vi­do­res do GDF que, à épo­ca, ocu­pa­vam car­gos no pri­mei­ro e se­gun­do es­ca­lões do go­ver­no. O pro­ces­so pe­re­gri­nou por vá­ri­as ins­tân­cias. Co­me­çou em 2003, no Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ), pois na épo­ca, Ro­riz e Dur­val ti­nham fo­ro pri­vi­le­gi­a­do. A via sa­cra do pro­ces­so, pu­lan­do de ins­tân­cia a ins­tân­cia, aca­bou re­tar­dan­do as in­ves­ti­ga­ções e a fa­se de oi­ti­vas.
Em 2006, quan­do Ro­riz dei­xou o go­ver­no e foi elei­to se­na­dor, Bes­sa en­trou com re­cur­so ale­gan­do com­pe­tên­cia do STF, pois ti­nha si­do elei­to de­pu­ta­do fe­de­ral. Aí as de­nún­cias pas­sa­ram a ca­mi­nhar a pas­sos de tar­ta­ru­ga, mas em de­zem­bro de 2007, o Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), des­mem­brou o pro­ces­so já que Ro­riz e Dur­val não ti­nham mais a prer­ro­ga­ti­va de fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, ca­be­ria en­tão se­rem jul­ga­dos pe­la Jus­ti­ça co­mum.
A pro­pó­si­to: La­er­te Bes­sa dá um tem­po na agen­da no dia 5 de abril, pa­ra noi­te de au­tó­gra­fo de seu li­vro, “Dos­siê Bes­sa, A In­ves­ti­ga­ção por Trás das In­ves­ti­ga­ções Po­li­ci­ais”. Po­de pa­re­cer irô­ni­co, mas o li­vro, de acor­do com os ami­gos do de­pu­ta­do, “con­ta his­tó­ri­as emo­cio­nan­tes e de re­per­cus­são na­ci­o­nal”.

2 comentários:

Carla Beckes disse...

Roriz, você vai ver... aqui em Brasília só dá PT!

ALAN BUENO disse...

PT É IGUAL A CATAPORA SÓ DÁ UMA VEZ... VOLTA RORIZ...