terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RORIZ COSTURA ALIANÇAS

O ex-governador Joaquim Roriz disputará a sucessão de Agnelo Queiroz em 2014. Sua campanha terá a bandeira da mão limpa. Vai explorar as denúncias de corrupção de que foi alvo o atual governador e usar sua absolvição pelo Supremo Tribunal Federal como trampolim para voltar ao Palácio do Buriti.
Roriz ainda não definiu a legenda a que se filiará, mas é certo que deixará as hostes do Partido Social Cristão. Ele tem costurado uma ampla aliança que vai de antigos desafetos (como o ex-governador José Roberto Arruda e o vice Paulo Octávio) até Rogério Rosso, uma espécie de pai do PSD de Gilberto Kassab no Distrito Federal.

Rogério Rosso já ofereceu a legenda ao ex-governador. Mas Roriz vai avaliar o convite. Antes ele pretende convencer a deputada distrital Eliana Pedrosa, pré-candidata do PSD ao governo, a desistir da disputa. A idéia do ex-governador é oferecer a vaga ao Senado à representante kassabista na Câmara Legislativa.

Na eventualidade de optar por outra legenda, Joaquim Roriz tem convites do PSDB (Maria de Lourdes Abadia, antiga aliada do ex-governador, continua dando as cartas no ninho tucano em Brasília) e do Democratas, hoje capitaneado pelo ex-deputado Alberto Fraga.

O mais certo, porém, é que ele se filie ao PSD. Essa filiação passa pelo eixo Brasília-Goiânia-São Paulo e tem as bênçãos de Marconi Perilo, governador de Goiás. Para retribuir o apoio de Perilo, Roriz orientou seu grupo político a apoiar um tucano para a prefeitura de Goiânia, para fazer frente à aliança encabeçada pelo PT que tentará reeleger o prefeito Paulo Garcia.

A decisão de Roriz de entrar na disputa começa a alvoroçar os bastidores da política brasiliense. Deputados distritais do PMDB e de outras legendas da base governista que juram fidelidade a Agnelo Queiroz vêm mantendo encontros reservados com interlocutores do ex-governador. Quanto a costura estiver sacramentada, a debandada será geral.

O salvo-conduto estará assegurado, por exemplo, a quem for visto conversando a um canrto do Plenário da Câmara Legislativa com a deputada Liliane Roriz (PSD). Ela é a verdadeira herdeira política do rorizismo, mas só lançará mão do cetro no pleito de 2018. Justamente para substituir o pai em sua última pasagem pelo Governo do Distrito Federal.
Fonte: Notibras

Um comentário:

Thiago disse...

VOLTA ARRUDA VOLTA LOGO O DF PRECISA DE VC!!!!!!!!