domingo, 24 de abril de 2011

É PRECISO MUDAR

A Secretaria de Controle e Transparência do governo do DistritoFederal está fazendo um bom trabalho, ao descobrir falcatruas cometidas, nos governos passados, em vários órgãos. Neste último fim de semana, foram noticiadas irregularidadesem programas sociais, como o pão e leite e a bolsa universitária, nopasse livre e na coleta de lixo. Há poucos dias, no DFTrans. Antes, noPró-DF. Já se falou também em irregularidades na saúde, no transporte, na habitação e na área de ciência e tecnologia.


Quanto mais investigar, mais vai ser descoberto. Esse poço não tem fundo. O que o governo de José Roberto Arruda fez foi multiplicar algumas vezes toda a corrupção que existia antes, disseminando-a para cada canto de sua administração.

No curto governo de Rogério Rosso a maioria dos esquemas continuou operando. Como o exemplo vinha de cima, de Arruda e Paulo Octavio, e todos sabiam o que estava acontecendo, o princípio era do locupletem-se todos, já que a moralidade não seria mesmo restaurada.


É importante investigar, apurar fatos e responsabilidades e punir os culpados. Mas isso pouco adiantará se esses esquemas não forem totalmente desmontados e interrompidos. Para isso, é necessária a chamada vontade política: o governo de Agnelo Queiroz abriga gente que atuou  bastante nos governos anteriores e gente que não teve  oportunidade, mas está ansiosa para ter a sua vez.

Com eles no governo, vai ser difícil.

Nenhum comentário: