segunda-feira, 30 de abril de 2012

DEBAMBADA I

Abandonado à própria sorte pelo Palácio do Planalto, sob ameaça de ser convocado pela CPI do Cachoeira, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), enfrenta debandada de aliados. Nos próximos dias, dois partidos importantes da base - PSB e PPS - devem anunciar seu desembarque do governo, seguindo o caminho do PDT.
Crítico dos rumos do governo e ressentido com o espaço que ocupa, o PSB chegou a marcar sua saída na semana passada, mas cedeu a um apelo de Agnelo. Adiou a decisão por dez dias, período em que consultará diretórios. A tendência é que a legenda devolva duas secretarias e 52 cargos de confianças. 'Discutir a saída é sinal de que há uma insatisfação grande', resumiu o senador Rodrigo Rollemberg, maior liderança local do partido.
Na esperança de seduzir a base com maior oferta de cargos, Agnelo passou a última sexta-feira em frenéticas negociações até conseguir o adiamento. Apelou até para o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos (PE), que liberou os correligionários locais para decidirem livremente. 'Nossa crítica não é oportunista', explicou Rollemberg. 'Desde o final do ano passado discutimos nossa relação por se tratar de um governo dominado por forças conservadoras e com problemas sérios de gestão'.

O porta-voz do governo, Ugo Braga, minimizou as críticas de Rollemberg. A seu ver, ele 'é candidato antecipado à sucessão e está no seu papel'. Ele crê que a maioria do partido não o acompanhará.

Nenhum comentário: