sábado, 29 de janeiro de 2011

PROFESSORES FAZEM PROTESTO

A decisão do GDF de contratar apenas 400 dos mais de 1.500 professores aprovados no último concurso público gerou protesto na manhã deste sábado (29). Os professores exigem a convocação imediata de todos os concursados.

A pedagoga Renata Paiva resume o sentimento da maioria dos professores: “É como você ganhar um presente muito grande e não poder abrir”, fala. Nesta semana, ela foi convocada pela Secretaria de Educação, no site oficial do órgão, e desconvocada duas horas depois.

Ela, que foi aprovada no concurso do ano passado e já entregou documentos, perdeu as esperanças de ser efetivada. “É uma frustração muito grande, uma sensação de abandono, de desvalorização do profissional de educação. É um vazio muito grande”, afirma a pedagoga.

De acordo com a secretária de Educação, Regina Vinhaes, a publicação da convocação dos 1.545 aprovados foi um erro. Apesar do déficit de professores na rede pública, agora, só 400 profissionais serão efetivados. “Nós temos um déficit de mais de 2,8 mil vagas. São carências, necessidades de professores. Vamos, num período transitório, chamar professores temporários para essas vagas restantes. Na medida do possível, a intenção do governo é ir substituindo, aos poucos, esses professores temporários por professores concursados”, explica a secretária.

Inconformados, os aprovados no concurso de 2010 fizeram, na manhã deste sábado (29), uma carreata que saiu do ginásio Nilson Nelson e seguiu em direção à residência oficial do governador Agnelo Queiroz, em Águas Claras. Eles não acreditam em novas convocações ao longo do ano e querem que mais professores sejam efetivados agora.

“Vamos até a residência oficial protestar para que ele volte atrás e, na segunda-feira, convoque todos os aprovados”, reivindica o professor Samuel da Silva.

Segundo o governo, na segunda-feira (31), será publicada no Diário Oficial a convocação de 400 professores, um quarto do total de aprovados. O concurso foi feito no ano passado tem validade de dois anos.

Nenhum comentário: