sábado, 12 de março de 2011

COLEGIADO QUE DEVE JULGAR JAQUELINE RORIZ JÁ TEM SEIS NOMES


Dos 15 integrantes que vão compor o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nos próximos dois anos, seis já foram escolhidos. José Carlos Araújo (PDT-BA),  que foi presidente do colegiado até janeiro, permanece na comissão. Também foram indicados Vilson Covatti (PP-RS), Lúcio Vale (PR-PA), Ariosto Holanda (PSB-CE), Ricardo Izar (PV-SP) e Sérgio Brito (PSC-BA).
O Conselho de Ética deve se reunir pela primeira vez na próxima quarta-feira, e será responsável por analisar o caso da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), filmada recebendo dinheiro de origem suspeita. Se os integrantes do grupo concluírem que o caso é passível de punição, o destino da parlamentar será definido por plenário. O Conselho de Ética vai decidir se suspeitas de irregularidades antigas devem ser consideradas em processos de cassação de mandato por quebra de decoro.
Escolhas – O PSDB vai indicar dois nomes para a comissão: entre eles, deve estar o de Mendes Thame (SP). PT (que tem três vagas) e PMDB(duas)  também não formalizaram as escolhas para compor o conselho. A base governista deve ficar com a presidência do colegiado. A oposição não pretende disputar a presidência do Conselho de Ética – desde que o nome escolhido para o posto esteja acima de suspeitas.

Nenhum comentário: