sábado, 26 de março de 2011

PROJETOS PARA O TRANSPORTE


Em cerimônia no Palácio do Buriti, o governador Agnelo Queiroz anunciou as mudanças no transporte público para garantir a melhoria da vida da população que sofre há anos com o setor.

Ao sinalizar as medidas, o governador Agnelo Queiroz lembrou que a situação caótica do transporte público é resultado da inércia das gestões passadas e, que em quase três meses de governo seria impossível resolver o problema. “A inoperância contrasta com a cidade moderna que é Brasília. A população sofre com o serviço, a pouca frota ou até mesmo um sistema inexistente. O Poder Público tem o dever de dirigir as vendas dos passes e o combate ao transporte pirata.”

Com o decreto assinado hoje, o governador Agnelo Queiroz deixa claro que a atribuição legal de planejar, gerir, controlar e fiscalizar todo o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF) é atividade de Estado.

Agnelo Queiroz afirmou que as mudanças começarão logo. “Vamos colocar GPS em todos os ônibus para regularizar e a população ter um transporte digno, confortável e que a população merece, num prazo mais rápido possível.”

Outra mudança refletirá no cuidado com o meio ambiente. “Com a melhoria do transporte, a população vai ser estimulada a deixar seus carros particulares em casa. Vou licitar as linhas de ônibus para termos qualidade nos serviços”.

O decreto transfere para o Estado a gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). A partir da nova regulamentação, o Transporte Urbano do DF (DFTrans) terá 90 dias para assumir integralmente os serviços atualmente prestados pela Brasília Transporte Integrado (Fácil).

Ao mesmo tempo em que corrige a distorção feita pelo governo anterior de deixar a inteligência do Sistema de Bilhetagem Automática a cargo de uma empresa, o documento repassa à Secretaria de Estado de Transportes, através do DFTrans, a responsabilidade de gerir o SBA. Esse é o primeiro passo para a implantação de um novo modelo para o transporte público coletivo de Brasília: com monitoramente eletrônico, câmara de compensação, corredores exclusivos e bilhete único.

Nenhum comentário: