terça-feira, 1 de março de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA

O debate sobre o projeto de gestão democrática na rede pública de ensino poderá ser levado para as escolas públicas de todas as cidades do DF. Esta foi uma das propostas discutidas na tarde desta segunda-feira (28), durante audiência pública promovida na Câmara Legislativa para discutir a proposta de mudança na escolha dos diretores das escolas públicas. A audiência pública foi uma iniciativa da deputada Rejane Pitanga (PT) e contou com a participação de parlamentares, representantes do GDF, educadores, pais e alunos.

Outra proposta apresentada diz respeito à formação dos futuros diretores de escola. A deputada Eliana Pedrosa (DEM), por exemplo, defendeu a implantação de cursos de gestão para os novos diretores. Ela também é favorável que integrantes de outras carreiras da educação, além dos professores, também possam disputar os cargos de direção.

O deputado Joe Valle (PSB) garantiu apoio ao projeto de democratização e sugeriu a ampliação do debate. Já o deputado Chico Leite (PT) ressaltou a importância da participação dos estudantes no processo e afirmou que a futura lei precisa ser o resultado de um debate de política pública. Leite sugeriu ainda a divulgação de uma programação de debates nas cidades sobre o tema.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também participou da audiência e enfatizou que "não é só a escola que precisa ser democrática, mas sim todo o sistema de ensino". Para ela, o sistema deve funcionar de modo que todos se sintam pertencentes a ele, sem exclusão e sem discriminação de qualquer tipo. Kokay também sugeriu a formação dos educadores e o fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ela prometeu também levar a temática para discussão na Comissão de Educação da Câmara Federal com o objetivo de incluir a gestão democrática das escolas na Política Nacional de Educação (PNE).

O líder do Governo, deputado Wasny de Roure (PT), assinalou que a audiência foi um marco para abrir o debate sobre o tema e colher contribuições para aperfeiçoar o projeto de lei que será apresentado pelo poder Executivo à Câmara Legislativa.
Para o presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares, Rodrigo de Paula, a gestão democrática não pode ser um projeto de governo, mas sim um projeto de Estado, que não sofra mudanças a cada troca de governante.
O microfone da audiência também foi utilizado por estudantes, pais e profissionais da educação, que debateram o tema.

Nenhum comentário: