terça-feira, 15 de março de 2011

PR DE ISALCI SAEM DO GOVERNO AGNELO

 Como havia anunciado aqui há duas semanas, o presidente regional do PR, o deputado federal Izalci Lucas subiu na tarde de ontem (14) à tribuna da Câmara dos Deputados para anunciar seu rompimento com o GDF. Em plenário, Izalci afirmou que não se considera mais integrante da base aliada do governo Agnelo Queiroz (PT) e que fará a comunicação oficial ao partido ainda esta semana. “Para mim, em política, ninguém é obrigado a fazer acordos. Mas, quando se fecha um acordo, faz-se imprescindível cumpri-lo!”, afirmou.

No discurso, o deputado explicou o porquê da crise. Desde o início do governo, o PR negociar com Agnelo a manutenção de um nome do partido em áreas da Secretaria de Ciência e Tecnologia, principalmente na presidência do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). Na semana passada, no entanto, um especialista, indicado pelo PSB, assumiu o cargo (leia aqui). Segundo Izalci, a principal razão para fechar o acordo com o governo era garantir a continuidade de programas e projetos que ele mesmo criou como secretário por duas gestões. Exatamente por isso o interesso maior no comando da FAP, responsável pela maioria desses projetos.

Para ilustrar sua frustração, Izalci fez questão de criticar a atual situação de vários dos projetos que implantou na pasta. A venda de computadores para os professores, por exemplo, que facilitou a aquisição dos equipamentos a 31 mil profissionais de Educação, seria um dos programas com problemas. Atualmente, o professor está tendo de arcar com todo a despesa da compra do laptop, que originalmente era subsidiado pelo GDF.

Outro programa perto do fim é o de Ensino Técnico à Distância. A seis meses de completarem o curso, alunos de Enfermagem e Nutrição foram avisados de que teriam de concluí-los de forma presencial, em Planaltina. Diante da lista de programas parados ou inacabados, Izalci avisou que a sua decisão é pessoal e não abrange ainda todo o partido.

Nenhum comentário: