domingo, 6 de março de 2011

GOVERNO PARADO: DE QUEM É A CULPA?

O governo de Agnelo Queiroz (PT), no Distrito Federal, completa 60 dias de paralisação. Até mesmo os petistas admitem que o governador não tem conseguido fazer a máquina administrativa andar. O deputado Chico Vigilante (PT) diz que a estagnação é fruto da herança recebida do governo-tampão de Rogério Rosso (PMDB), que teria  deixado o governo mais desarrumado que o governador cassado José Roberto Arruda (DEM).

“Com Arruda, havia corrupção, mas a casa estava em ordem; do governo Rosso, não ficou memória da administração, apagaram tudo”, justifica Vigilante. O deputado conta que as despesas do Governo do Distrito Federal (GDF) estão a ponto de estourar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que obrigou o governador a suspender concursos e contratações.

A desorganização administrativa é apenas um dos problemas de Agnelo. Segundo Vigilante, ele não tem controle de sua base de sustentação na Câmara Distrital. Em tese, Agnelo teria o voto de 19 dos 24 distritais, mas na prática pode contar apenas com os 5 petistas e Evandro Garla, do PRB, que realmente são leais ao governador. Os outros votos da base são negociados pontualmente. “Na Câmara, temos deputados de 17 partidos diferentes e o DF é um Estado parlamentar, tudo que o Executivo pretende fazer tem que obrigatoriamente passar pelo Legislativo. Isso cria um problema enorme para o governo”, afirma Vigilante. Segundo ele, partem dos aliados as principais críticas que Agnelo vem recebendo:  “É o fogo amigo”.

Na opinião do deputado Roney Nemer (PMDB), algumas áreas da administração estão “se ajeitando”. Ele cita a Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada por Arlete Sampaio. Ele concorda que seu correligionário Rogério Rosso deixou uma herança maldita que Agnelo está tendo dificuldade para organizar. “A impressão que se tem é que o governo de transição não passou as informações corretas sobre a situação e só agora o governador está tomando pé da situação.”

2 comentários:

Marcos da Silva Rocha disse...

A culpa de é de todos nóps que so elegermos corruptos e incompetentes, eu mesmo votei no arruda, para não votar no PT, que como foi com cristovam , quase parando, está sendo com agnelo, e olha que não apareceram os vídeos...

Anônimo disse...

Eu nao entendo muita coisa de politica o que sei é que quando o Arruda entrou a casa tava bem bagunçada mas ele se impos como governador e as coisas estavam acontecendo apesar de que ele deixou a desejar na saude e educação o que seria chave de ouro pra fechar uma otima administração. Pena que nos brasileiros nao temos sorte quando enfim achamos que colocamos alguem competente de verdade acontece algo nesse caso a corrupção. Acho sim que Agnelo pegou a casa bagunçada mas isso não é desculpa ele precisa se impor mais cobrar mais enfim precisa assumi o verdadeiro personagem de "governador".