quarta-feira, 23 de março de 2011

RICARDO QUIRINO DEFENDE DIREITOS HUMANOS


O Deputado Ricardo Quirino (PRB-DF) defendeu o respeito aos direitos humanos em todo o mundo, “para vivermos uma humanidade mais solidária e tolerante”. Ele lamentou que, apesar dos avanços da Constituição de 1988, e dos ensinamentos da Conferência Internacional dos Direitos Humanos, em 1993, “essa matéria tem sido mal-entendida, desprezada, vilipendiada”.
Os direitos humanos, disse o deputado, são princípios fundamentais para todas as pessoas – mulheres, negros, índios, portadores de deficiência, populações de fronteiras, estrangeiros, migrantes, refugiados, portadores do HIV, crianças e adolescentes, policiais, presos, despossuídos.

“Independente de situações socioeconômicas, políticas ou religiosas, todos devem ser respeitados e ter a integridade física asseguradas.” Ricardo Quirino lamentou a associação entre defensores dos direitos humanos “com aqueles que têm aversão à ordem social”.

Direitos humanos, segundo o deputado, significa também a defesa do policial que enfrenta o crime. “É também olhar para a esposa do policial que perdeu a vida, e ficou na saudade, com seus filhos; às vezes, o policial enfrenta o crime organizado com armas muito inferiores”, disse.
“Segundo reflexões e inflexões”, prosseguiu Ricardo Quirino, “direitos humanos referem-se a um sem-número de campos de atividades, como ir e vir sem ser molestado; ser tratado pelos agentes do Estado com respeito e dignidade, mesmo tendo cometido uma infração; ser acusado dentro do devido processo legal”.

Nenhum comentário: